Repórter Maxicar

Esse Ford Corcel Bino 1969 está à venda por R$ 150.000. O que ele tem de tão especial?

Ford Corcel Bino

Primeira versão esportiva do Corcel foi uma criação independente; inicialmente apenas os sedans de 4 portas estavam disponíveis

Esse Ford Corcel Bino 1969 está anunciado em um grupo de venda de carros clássicos no Facebook por exatos R$ 149.900. Mas o que ele tem de tão especial, se levarmos em conta que é possível encontrar exemplares em ótimo estado na faixa de preço entre R$ 25 mil e R$ 40 mil?

O Ford Corcel Bino chegou em 1968

Ford Corcel Bino

Na propaganda da Bino/Samdaco um Bino coupê

O Bino foi uma versão apimentada “extra-oficial” do Ford Corcel criada pelo preparador (ex-Equipe Willys) Luiz Antonio Grecco, então proprietário da Concessionária Bino-Samdaco Automóveis e Equipamentos, de São Paulo. O kit Bino era composto de itens de performance e personalização visual e começou a ser vendido em 1968, o mesmo ano do lançamento do Corcel.

Mais potência e visual exclusivo

Ford Corcel Bino

O Kit de performance do Ford Corcel Bino

O carro passava a ter motor 1.5 (o original era 1.3) com dupla carburação, camisas, anéis e pistões de maior diâmetro, novo comando de válvulas, tampa de válvulas aletada, carter maior, radiador de óleo e escapamento esportivo Kadron. Em testes da Revista Auto Esporte de 1969, o Ford Corcel Bino atingiu 144 km/h e chegou aos 100 km em 16 segundos, números muito bons para um modelo nacional naquela época.

Em termos visuais, o Ford Corcel Bino ganhava faixas laterais, capô com falsas entradas de ar, rodas de magnésio em três possíveis opções com pneus Pirelli Cinturato 165×13, emblemas alusivos ao modelo, painel de instrumentos completo (que era acoplado sobre o painel original), volante esportivo com emblema Bino, além de vidros verdes e consoles de piso e teto — dois itens que esse exemplar de 1969 não tem.

Ford Corcel Bino

Um Sedan 4 portas no teste da Revista Auto Esporte

Era possível comprar o carro pronto, o kit completo ou mesmo em partes, ao gosto do freguês. Por isso, existiam os carros com todos os itens disponíveis (mecânica e visualmente) e os apenas parcialmente personalizados. O Kit todo era bastante caro: correspondia a cerca de 50% do preço do carro novo.

Ele foi homologado pela Ford

Os carros prontos podiam ser comprados nas Concessionárias Ford. Eram homologados pela fábrica e tinham a mesma garantia dos Corcéis padrão.

E por que esse é tão especial?

Embora, no final dos anos 1960 o brasileiro odiasse carros de quatro portas (achava que só servia para taxi), assim como o Chevrolet com o Opala, a Ford optou por lançar o Corcel primeiro apenas com essa configuração. Uma mancada logo corrigida por ambos os fabricantes.

Por esse motivo, os primeiros Corcéis transformados em Bino eram sedans de quatro portas. O Corcel coupê de duas só seria lançado no segundo semestre de 1969 e a partir de então ele naturalmente passou a ser o modelo padrão para o Bino e se tornou a maioria.

O número de Binos sedans de quatro portas foi bastante baixo. E de acordo com o vendedor desse vermelho 1969, ele é o único remanescente. Não dispomos de dados para confirmar se essa informação é correta ou não. Mas, de fato, eles são raríssimos atualmente, principalmente se originais e impecáveis como esse.

Mas, será que o vendedor irá encontrar alguém que seja fã o suficiente do Corcel Bino a ponto de desembolsar R$ 149.900 por esse? É possível que sim.

 Vida curta

O Ford Corcel Bino foi vendido até meados de 1972. Com o lançamento do esportivo Corcel GT XP, com o mais potente motor 1.4, a clientela perdeu o interesse pela versão “extra-oficial” do Corcel, já que ambos tinham desempenhos e valores equivalentes.

Redação: Fernando Barenco
Fotos: Facebook

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