O piloto veterano e colecionador de automóveis morreu no dia 25 de outubro. Sua vida foi ligada aos automóveis desde à infância
O antigomobilismo mineiro homenageou e se despediu no último final de semana de Vinícius Leite Pimentel, que morreu no dia 25 de outubro. O antigomobilista, colecionador, piloto, preparador e construtor de carros era filiado ao CVAMG – Clube de Veículos Antigos de Minas Gerais, mas era assíduo frequentador de encontros de vários clubes da Grande BH, muito querido no meio, era sempre convidado para os mais diversos eventos.
Com amigos e com o jornalista Emílio Camanzi, no Encontro Anual do Alphaville Lagoa dos Ingleses MG
A vida de Vinícius sempre foi ligada ao automobilismo. Aos 8 anos de idade, na década de 1960, já ajudava o pai a ‘mexer’ na mecânica de seus DKWs e até a trocar motores. Aos 17 anos, foi convidado a pilotar um kart, vencendo a primeira corrida que disputou. Então, passou a competir no Kart com outros grandes nomes como Nelson Piquet e Paulo Gomes. Mas, em 1975 comprou um VW Passat 1974 em sociedade com o piloto e amigo José Junqueira, escondidos das esposas. Com a esposa dele, dizia que o carro era do Junqueira, que falava com sua esposa que o carro era do Vinícius. Resultado: se inscreveram e foram campeões da Copa Shell – Campeonato Brasileiro de Marcas – com o Passat sem dono.
O sucesso nas pistas
O famoso Chevrolet Opala nº 38 da Old Stock Race e com o filho Rodrigo
Em 1987, fazendo dupla com Clemente Faria, foram campeões brasileiros de marcas também, dessa vez na classe Turbo. Correu nas Mil Milhas de Interlagos pilotando um Chevrolet Omega. Em 2017, formando dupla com o filho, Rodrigo Giordano, passou a correr na Old Stock Race e no ano de estreia da categoria já se tornaram campeões brasileiros com o lendário Opala 38, com seus 320 cv de potência. Foram campeões paulistas também, Giordano comentou: “Tive a oportunidade única, que pouquíssimas pessoas tiveram, de dividir um carro de corrida com o pai e melhor ainda: sendo campeões”.
Como se não bastassem tantos títulos, tivemos uma surpresa ao coletar dados para esta matéria. Ficamos sabendo que Pino Marinelli e Toninho da Matta foram campeões brasileiros de marcas com o Fiat 147 no ano de seu lançamento. Marinelli, muito sentido com a perda do amigo, nos confidenciou que Vinícius Pimentel pilotou esse carro em algumas provas, o substituindo. Ou seja, Pimentel também ajudou a equipe Sada-Localiza a levar o Fiat 147 à glória no ano de sua estreia no Brasil. Marinelli nos relatou que Vinícius era muito querido no Grid, amigo de todos, dentro da própria equipe e nas equipes concorrentes.
Vinícius Leite Pimentel, o construtor de carros
Réplicas do Morris Mini, em versões de rua e de pista
Desde 2007, Vinícius produzia réplicas do Morris Mini antigo. A carroceria era em fibra de vidro sobre chassi tubular. O molde da carroceria foi feito a partir de um Mini original. Mas, como a velocidade estava em suas veias, criou posteriormente a Copa Mini Euroville. As réplicas ganharam customização ao estilo da década de 1960. O carro ganhou bolhas nas caixas de rodas para encobrirem os pneus Slick de 8 polegadas e saias laterais. O escapamento foi colocado na lateral para produzir um tremendo barulho. As rodas dianteiras receberam cambagem negativa, ideal para as pistas. Internamente foram colocados bancos concha, cintos de 4 pontos e gaiola como determinam as normas da FIA. Completando esses belos exemplares de competição, vinha um motor Fiat 1.4 Fire apimentado.
Destaques dos classificados
O automobilismo era uma paixão para Vinícius Pimentel, mais ainda o automobilismo de competição. Seu talento o fazia voar baixo nas pistas e desde a última sexta-feira, com certeza, está voando alto no Céu.
Redação: Jorge Filho
Fotos: Jorge Filho e divulgação Old Stock Race
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