Primeiro modelo lançado no país foi a campeã de vendas CG 125, em 1976. Hoje a Honda produz 5.700 motos por dia
A Moto Honda da Amazônia está comemorando a incrível marca de 30 milhões de motocicletas produzidas no Brasil. Maior fabricante da América do Sul e líder absoluta do segmento no Brasil, a Honda começou a importar suas primeiras motos para o país em 1971. Mas no final dos anos 1960, importadores independentes já traziam alguns modelos produzidos no Japão.
Com a proibição das importações em 1975, no ano seguinte a Honda construiu sua fábrica no Brasil. Aproveitando os benefícios fiscais, optou pela Zona Franca de Manaus, depois de cogitar inicialmente a cidade de Sumaré, no interior de São Paulo, onde comprou na época um imenso terreno. No local, desde 1997 opera a primeira fábrica de automóveis da marca no país.
CG 125, a primeira Honda tupiniquim
A primeira Honda nacional foi a CG 125, um modelo baseado na japonesa CB 125S, mas com maior robustez para enfrentar as precárias ruas e estradas brasileiras dos anos 1970. Além disso, era mais potente que as “cinquentinhas” importadas da própria Honda e das concorrentes Yamaha e Suzuki, que até então dominavam a paisagem. O sucesso foi imediato e desde o início a Linha CG se tornou a mais vendida do Brasil.
As nove gerações da Linha CG
Lider de mercado
Além de líder no segmento de motocicletas, a Honda é a maior fabricante de veículos automotores do País. Com 8 mil funcionários, diariamente saem da linha de produção de sua fábrica em Manaus cerca de 5.700 motos, de 18 modelos, que vão de 110 a 1000 cilindradas. No ano passado a produção ultrapassou 1 milhão e duzentas mil motos. Exporta para 15 países, incluindo EUA, Austrália e México.
Comemoração
A cerimônia de celebração dos 30 milhões de motocicletas Honda brasileiras, aconteceu na sede da empresa no dia 29 de outubro, com a presença do CEO da Honda Motor Co. Ltd., o japonês Toshihiro Mibe, que veio ao Brasil pela primeira vez (foto principal).
Fotos: Divulgação – Honda
Veja também
Destaques dos classificados
CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER.
Deixe seu comentário!