Repórter Maxicar

Garage Brazil: uma visita ao maior acervo de foras-de-série do país

Garage Brazil

Assista ao vídeo! Com cerca de 200 veículos, coleção particular reúne modelos raros e de baixa produção

Os fora-de-série brasileiros têm um lugar para chamar de seu. A Garage Brazil reúne um fantástico acervo de esportivos e carros de baixa produção, fabricados a partir da década de 1960, por pequenos fabricantes que heroicamente supriam as carências desse segmento quando as importações eram muito restritas no país.

A primeira vez que falamos aqui no Maxicar sobre o Garage Brazil foi em 2021. Na época o acervo era de mais ou menos 150 automóveis. Hoje, já está próximo de 200… e contando. Trata-se de uma coleção particular do interior de São Paulo. Não é um museu pelo simples fato de não ser aberto ao público. Se fosse, seria sem dúvida um dos melhores do país e o único especializado nesse apaixonante segmento dos fora-de-serie.

Originais e impecáveis

Seus gestores fazem questão de ter no acervo apenas exemplares no padrão original e em perfeito estado de conservação. Carros que tenham o poder de contar com a máxima fidelidade um pouco da história desse importante capítulo da indústria automobilística brasileira.

Nosso colaborador Odair Ferraz esteve lá há poucos dias e nos trouxe essas incríveis imagens, começando por nossa foto principal. Não é simplesmente de babar?

Tem o esportivo mais popular do Brasil, o Puma em todos seus modelos, desde o DKW de 1967 até os últimos, fabricados pela Alfa Metais. E ainda um caminhão e um ônibus. Sim, a Puma também atuou nesse segmento.

Tem o Miura em todas as suas versões, Farus, MP Lafer, Adamo, Corona Dardo, Bianco, Santa Matilde…

Algumas ovelhas desgarradas

Mas a Garage Brazil não tem apenas esportivos brasileiros. Assistindo ao vídeo ai em cima você vai ver modelos de outros segmentos: norte-americanos clássicos como Ford Mustang e Chevrolet Bel Air; picapes e outro utilitários; Volkswagens refrigerados a ar como Fusca, Kombi e Brasília; além de alguns modernos.

É tanta preciosidade, que decidimos nos focar dessa vez apenas naqueles mais raros e pouco conhecidos. Então, vamos a eles.

As raridades da Garage Brazil

  • Hofstetter – O mais futurista dos esportivos brasileiros foi criado por um jovem que tinha apenas 16 anos quando deu início ao projeto. O protótipo ficou pronto em 1975. Baseado no conceito Maserati Boomerang, teve produção de somente 18 carros. Já contamos um pouco de sua história nessa matéria.
  • Malzoni GT (VW) – Não se trata do GT Malzoni, o precursor do Puma, criado para as pistas nos anos 1960. Esse é uma criação de Kiko Malzoni, filho de Rino e foi apresentado no Salão do Automóvel de 1976. Usa chassi e motor VW 1600 e é equipado com vidros elétricos e faróis escamoteáveis. Foram produzidas apenas 35 unidades.
  • Ford Maverick Centauro – Esse pouca gente conhece! Foi lançado quando o Maverick nem era mais produzido, em 1981. O carro original sofreu uma série de transformações, ficando quase irreconhecível. Esse da Garage Brazil já é da 2ª fase, com grade dianteira e novas lanternas. Sua produção foi de pouco mais de 50 unidades. Já contamos sua história aqui no Maxicar.
  • Short GT Turbo – Sobre esse nunca tínhamos ouvido falar. Ele faz parte de uma série de cinco protótipos sendo esse o terceiro, do início dos anos 1990. Tem chassi tubular e motor AP 1.8 com turbina Garret. A empresa fabricante ainda está em atividade, mas não produz mais o carro.
  • Miuras – Como já citamos aqui, a Garage Brazil possui todos os modelos do Miura. São ao todo mais de 30, com alguns repetidos. Entre eles dois raríssimos. O primeiro é o Kabrio que teve tiragem de meros 14 carros. Foi uma tentativa de produzir um conversível mais popular. É o único Miura sem faróis escamoteáveis. O outro é uma picape. Isso mesmo! É a Miura BG Truck, produzida em meados dos anos 1990. Com mecânica Turbo Diesel e carroceria em fibra de vidro, foi o último veículo com a marca Miura.
  • L’automobile Ventura – Lançado em 1978, é fácil perceber que esse esportivo foi “inspirado” no VW SP2, mas em versão “anabolizada”. Era produzido por uma empresa que ficou conhecida pela fabricação de réplicas do Alfa Romeo P-3 dos anos 1930. O ventura segue a velha receita da época, com chassi e mecânica Volkswagen refrigerada a ar.
  • Lassale – Nada a ver com o luxuoso norte-americano La Salle da primeira metade do século passado. Esse estranho conversível foi lançado em 1987 e tinha chassi tubular e motor 6 cilindros do Chevrolet Opala. A tampa do porta-malas tem o desenho do estepe, clara alusão ao Lincoln Continental. Tinha pretensões de carro de luxo, com equipamentos sofisticados como bancos de couro e vidros elétricos. Era caro e nunca fez sucesso.
  • NBM Jornada – Esse conversível foi fabricado entre 1984 e 1988, no Rio de Janeiro. O design não impressiona muito. Também segue a velha receita: carroceria em fibra de vidro + mecânica VW a ar. No entanto, o chassi era próprio.
  • Dankar Squalo – Outro esportivo carioca. Foi lançado em 1979, mas esse da Garage Brazil foi produzido alguns anos depois. Tem chassi tubular e foge à regra da maioria dos foras-de-serie, sendo equipado com motor refrigerado a água, o AP 1.6, o mesmo do VW Passat. Radiador dianteiro e tração traseira.
  • Emme Lotus – Um fora-de-série brasileiro controverso tanto pela aparência, quanto pela história. Apresentado em 1997, foi evidentemente copiado do conceito Volvo ECC, de 1992. O carro de luxo tinha carroceria em “Vextrim”, um material inédito e patenteado. O motor podia ser o 2.0 ou 2.2, ambos da Lotus, daí o seu nome. Era equipado com muitos itens eletrônicos de última geração, que logo começaram a apresentar falhas. Somados a isso, os problemas na produção, o acabamento sofrível e o alto valor encerraram a sua produção depois da entrega de apenas 15 unidades.

Redação: Fernando Barenco
Fotos e vídeo: Odair Ferraz – Visite sua Loja Virtual

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