Um fim de ano bem agitado
Depois da festa de confraternização da semana passada, a APVAESP encerrou sua programação de eventos no Mooca Plaza
Um dezembro de intensa atividade para a Associação dos Proprietários de Veículos Antigos do Estado de São Paulo (APVAESP). Depois do evento de confraternização que aconteceu no domingo passado (8), neste domingo (15) foi a vez do 65º Encontro de Veículos Antigos Mooca Plaza Shopping. Pela primeira vez, esse evento de projeção na Grande São Paulo teve uma edição em dezembro. E como sempre, o estacionamento do shopping foi muito disputado, encerrando com chave de ouro a programação 2024.
Como fazemos todos os meses, pinçamos alguns carros que achamos interessantes, para destacarmos aqui. Então, vamos a eles!
Alguns destaques do 65º Encontro de Veículos Antigos Mooca Plaza Shopping
- Chevrolet Opala – Nessa Edição, vários exemplares muito legais do Opala, entre os quais um sóbrio Comodoro Sedan 1983 preto e um chamativo Coupê vermelho também 1983, com dupla caracterização: faixas esportivas do SS (produzido até 1980) e frente e rodas de liga leve do Opala Envemo. A Envemo começou a fazer versões especiais do Opala ainda em 1969, quando apenas o sedan estava disponível. Além de um visual mais arrojado, o carro ganhava mais potência.
- “Limusine” Isetta – Para quem curte modelos bem pequenos e raros, uma alemã BMW Isetta 600, versão que nunca esteve disponível para a Romi Isetta nacional. Embora continue sendo um carro diminuto, ela tem dois bancos e duas portas: a tradicional dianteira e uma lateral direita.
- SW – Somos fãs de uma perua, um segmento que foi engolido nos últimos anos pelos SUVs e que está em plena extinção, ainda sendo produzidos poucos modelos no mundo inteiro. Então, só nos resta admirar as clássicas como essa magnífica Chevrolet Impala Wagon 1968, equipada com motor V8 307, de 200hp. Nesse ano, a Chevrolet dispunha de uma grande linha de station wagons. Além do Impala, havia versões do Caprice, Chevelle, Bel Air e Biscayne.
- Volkswagen Gol Star 1989 – Uma série especial que ficava no meio do caminho entre o Gol convencional CL/GL e as versões esportivas. O motor era o mesmo 1.8 do GTS (sem injeção eletrônica). Entre os diferenciais no visual, estavam a grade da cor do carro — disponível apenas em “Branco Star” ou “Vermelho Tornado” — , escapamento duplo, lanternas traseira “fumê” e as calotas na estranha cor branca, independente da cor do carro.
- Toyota MR2– Para os entusiastas dos pequenos esportivos japoneses, presença no 65º Encontro de Veículos Antigos Mooca Plaza Shopping de um raro no Brasil Toyota MR2. Esse bem conservado e original exemplar é da 2ª geração. O motor é central 4 cilindros 2.0. O MR2 foi produzido de 1984 a 2007, em três gerações.
- Asia Towner 1997 – A presença dessa microvan coreana em um encontro de carros antigos só vem a reforçar aquela máxima de que o tempo tem passado cada vez mais depressa. Parece que foi ontem que ela podia ser vista cotidianamente nas ruas brasileiras, sendo usada nas mais variadas tarefas, desde serviços como chaveiro e venda de lanches, até mesmo como lotação, apesar do motorzinho 3 cilindros de 800cc. Surgiu aqui durante a febre das importações de vans orientais de meados dos anos 1990, que incluía também a Asia Topic e a Kia Besta. Do mesmo jeito que apareceram, sumiram. A Asia Motors, então controlada pela Hyundai, encerrou suas atividades em 1999.
Redação: Fernando Barenco
Fotos e vídeo: Odair Ferraz – Visite sua Loja Virtual
CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER.
Deixe seu comentário!