MaxiBlog

FAKE NEWS: Governo não irá cobrar nova taxa sobre carros antigos

taxa sobre carros antigos

Notícia falsa começou a circular nas redes sociais nesta terça-feira, 14 de janeiro. Sites de checagem de fatos confirmam tratar-se de boato

Depois da história falsa sobre o PIX, começou a circular hoje nas redes sociais e em alguns sites de “notícias” uma nova fake news. Geralmente acompanhada desse falso print do Portal G1, o conteúdo enganoso informa que o Governo Federal passará a cobrar uma taxa sobre carros antigos, fabricados há mais de 20 anos.

De acordo com a notícia falsa, a tal “taxa ambiental veicular” seria equivalente a 1% do valor do veículo pela Tabela Fipe. Mas é bom lembrar que modelos mais antigos nem constam dessa tabela.

Taxa sobre carros antigos seria baseada da Tabela Fipe

O objetivo seria o de “arrecadar recursos para programas sociais, como Bolsa Família e Pé de Meia, além de financiar operações do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai)”.

Serviços de checagem confirmam que se trata de Fake News

Dois sites de checagem de notícias informam que essa notícia é falsa. De acordo com o site Aos Fatos, “o Ministério da Fazenda desmentiu que tal taxa vá ser criada. Em uma conversa com jornalistas na manhã desta terça-feira (14), o ministro Fernando Haddad também negou a veracidade das alegações”. O site do Estadão também reportou a notícia como sendo falsa.

Já o Boatos.org informa que “o print associado ao Portal G1 é falso. Em buscas realizadas diretamente no G1, nenhuma reportagem aborda ou confirma a criação de tal imposto”. Ainda, de acordo com o mesmo serviço de checagem, “não há registros de estudos ou propostas do Ministério da Fazenda sobre o tema mencionado”.

Deixe seu comentário!

CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER.

Novidades dos Classificados