MaxiBlog

Autêntico Batmóvel da série “Batman” de 1966 está à venda

Batmóvel

Este é um dos quatro carros criados por George Barris especialmente para o seriado da 20th Century Fox, estrelado por Adam West

Quem é fã do Batman e/ou de carros clássicos conhece a história da criação da primeira versão do Batmóvel, para a série estrelada por Adam West e que estreou nos EUA em janeiro de 1966, sendo exaustivamente exibida também no Brasil por décadas.

Seu criador é George Barris, conhecido como o “mago dos carros do cinema e da TV”. Já falamos sobre ele aqui no Maxicar algumas vezes.

Em 1965, Barris foi procurado pela 20th Century Fox, que precisava a “toque de caixa” de um carro cheio de recursos para o personagem-título da série “Batman”, que já estava em plena produção.

O Lincoln Futura e o Batmóvel

Nas mãos de Barris, o conceito Lincoln Futura 1955 se transformou no primeiro Batmóvel

O customizador usou em seu projeto o carro-conceito Lincoln Futura, construído pelo Grupo Ford em 1955 ao custo de US$ 250.000 e que depois de apresentado em feiras em exposições, foi vendido a ele a preço de banana. Barris levou apenas três semanas para transformar aquele carro futurista branco perola no veículo preto e cheio de recursos (muitos graças aos efeitos especiais) que encantou os telespectadores.

A série fez tanto sucesso, que para promovê-la, a 20th Century Fox encomendou a Barris outros três carros idênticos ao primeiro, que seriam aproveitados também nas gravações.

Série ganhou outros três Batmóveis

Criador e criatura: Barris em o Batmóvel em 1966 e em 2013

Mas o customizador tinha um pequeno problema: não havia outros três Lincoln Futura. Ele então tirou os moldes do carro nº 1 para produzir as novas carrocerias em fibra de vidro. No projeto foi usado o chassi do Ford Galaxie, que era muito similar ao que foi criado exclusivamente para o Lincoln Futura.

O desenho do carro anexado à documentação da patente de 1966

Esse Batmóvel agora a venda através de leilão da Barrett-Jackson — que está acontecendo esta semana em Scottsdale, Arizona — é o carro nº 3. Além do uso em filmagens, ele foi utilizado numa infinidade de exibições em feiras de carros, concessionárias e outros eventos, por meio de uma mostra itinerante chamada “Direto de Gotham City”.

Acompanha o carro um Certificado de Autenticidade de 2011 da Barris Kustom Industries, assinado pelo criador George Barris, que morreu em 2015.

Redação: Fernando Barenco
Fotos: Barrett-Jackson
Montagem da imagem principal: Maxicar

Deixe seu comentário!

CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER.