Foi o primeiro projeto de Ferdinand Porsche, então com 24 anos. A partir desse motor, ele desenvolveu também o primeiro carros 4X4 e o primeiro híbrido
Em 14 de abril de 1900 um carro elétrico inovador, baseado no sistema Lohner-Porsche, fez sua estreia no Palácio da Eletricidade da Exposição de Paris.
Nesse video, a apresentação da réplica do Lohner-Porsche Semper Vivus 1900, criada pela Porsche em 2011 e pertencente ao seu museu em Stuttgart, Alemanha. É o mesmo veículo de nossa foto principal
Foi a primeira vez que Ferdinand Porsche, então com apenas 24 anos, apareceu no cenário automotivo como engenheiro. Trabalhando para a empresa Jacob Lohner & Co., com sede em Viena, ele desenvolveu um veículo elétrico com motores integrados às rodas dianteiras em apenas dez semanas. Cada motor fornecia 2,5 PS e a velocidade máxima do Lohner-Porsche era de 32 km/h. Além disso, os freios podiam ser aplicados nas quatro rodas simultaneamente, algo inédito em 1900.
Sistema Lohner-Porsche para carros, ônibus e caminhões
O motor elétrico de cubo de roda foi uma grande inovação. Desde o início, a tecnologia foi chamada de “Sistema Lohner-Porsche”. Juntamente com Ludwig Lohner, Porsche desenvolveu um sistema modular para acionamento elétrico, com três tamanhos de motor e níveis de desempenho de até 12 PS por roda – aplicável a carros de passeio, ônibus e caminhões.
O Semper Vivus original de 1900
O primeiro 4X4 da história…
A autonomia dos veículos com bateria de chumbo era de cerca de 50 quilômetros. Porsche também considerou a aplicação da tecnologia em esportes motorizados, que já eram populares na época. No mesmo ano, ele finalizou um carro de corrida elétrico com quatro motores de cubo de roda, cada um com 14 PS. Chamou o carro de “La Toujours Contente” (“aquele que está sempre feliz”), o primeiro veículo do mundo com tração nas quatro rodas.
…e o primeiro híbrido!
A patente do motor elétrico
Destaques dos classificados
Com base nesse sistema modular, Porsche desenvolveu também o primeiro carro híbrido funcional do mundo, o Lohner-Porsche Semper Vivus (“Sempre Vivo”). O conceito de propulsão combinava gasolina e eletricidade, devido aos problemas frequentes com baterias e à falta de infraestrutura de carregamento. O Semper Vivus híbrido e o Mixte, versão otimizada de 1901, resolveram esses problemas combinando um motor de quatro cilindros com um gerador, criando um carregador móvel de eletricidade.
Cerca de 300 veículos foram produzidos com base no sistema Lohner-Porsche. O corpo de bombeiros vienense recebeu 40 viaturas; alguns foram usados como táxis, e outros por particulares.
No entanto o motor de cubo de roda foi esquecido, sendo substituído por outros conceitos mais adequados para produção em massa. A tecnologia ressurgiu no início dos anos 1970, quando os três buggies lunares da NASA – usados nas missões Apollo 15, 16 e 17 – foram movidos por motores de cubo de roda, graças ao trabalho pioneiro de Ferdinand Porsche sete décadas antes.
Ferdinando Porsche em 1898 e na década de 1940. Ele morreu em 1951
Baseado em matéria originalmente publicada pela Heritage and Porsche Museum
Fotos: Divulgação
Video: Canal Porsche no Youtube
CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER.
Deixe seu comentário!