Curiosidades

O sensor de pneus da Bosch que avisava quando ele esvaziava

Sensor de pneus

Funcionando como um sino, ele foi lançado há mais de um século. Na época, além de frágeis, os pneus de automóveis eram caros, devido à escassez de borracha

A curta história de sucesso do sensor de pneus chamado Sino Bosch aconteceu em um curto período do início do século passado, quando a empresa alemã se estabeleceu como fornecedora universal de eletrônicos automotivos.

O automóvel evoluiu de um brinquedo de luxo para ricos para um meio de transporte diário para pessoas e mercadorias. À noite, os veículos precisavam de luzes; quando chovia, precisavam de limpadores de para-brisa e de uma buzina para alertar os outros usuários da estrada. E quem iria querer dar partida em um carro quando a Bosch podia oferecer uma partida elétrica? A Bosch confiou nesse modelo de negócio e se tornou uma referência.

Sensor de pneus: o produto certo, na hora certa

Sensor de pneus

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Mas por que o sensor de pneus Bosch foi necessário e o que o tornou bem-sucedido? Em meados da década de 1920, o automobilismo recebeu um forte impulso; somente na Alemanha, o número de automóveis nas ruas havia triplicado desde 1910.

Mas os pneus ficaram caros, e esse foi o sinal para o desenvolvimento do novo produto: é que o boom automobilístico coincidiu com uma grande escassez de borracha, a matéria prima para a produção de pneus. Naquela época, a seiva da borracha era extraída exclusivamente das seringueiras da Amazônia, e essas árvores estavam sofrendo com a infestação desenfreada de fungos, o que fez com que a exportação de borracha e, consequentemente, a produção de pneus, diminuíssem drasticamente em todo o mundo, o que os tornou extremamente caros.

Como funcionava o Sino Bosch?

Há mais de 100 anos, a composição dos pneus era diferente da de hoje. Eles eram bem mais frágeis e podiam facilmente ficar inutilizados se rodassem com baixa pressão de ar. Além disso, devido à suspensão dos automóveis ser muito macia, semelhante à de uma carruagem, os motoristas mal notavam a perda de pressão. Quando o problema era finalmente detectado, já era tarde.

Um sensor de pneus era parafusado em cada roda. Dentro dele havia um sino mecânico conectado a uma pequena alavanca em forma de colher, que ficava posicionada na lateral da banda de rodagem. Se o pneu perdesse ar gradualmente, a parede lateral se alargava e empurrava a alavanca móvel para cima, acionando o sino! Assim, o motorista era alertado a tempo de investigar a causa da perda de ar e de encher o pneu novamente.

Apesar do sucesso, sensor de pneus teve vida curta

O desenvolvimento do sensor de pneus da Bosch começou em 1922, quando a escassez de pneus começou a se manifestar, e em 1923 o produto estava pronto para o mercado. Como esse era um problema mundial, a Bosch iniciou uma campanha de marketing internacional no mesmo ano.

Mas o sucesso durou pouco, pois o cultivo industrial de seringueiras nos países do Sudeste Asiático eliminou a escassez de borracha no final da década de 1920. A curta era do Sino Bosch chegou ao fim. Assim, o primeiro sensor produzido pela Bosch acabou se tornando caro demais, já que os pneus se tornaram bem mais baratos.

Adaptado de matéria originalmente publicada no “Blog de História” Bosch
Fotos: Bosch.com


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