Repórter Maxicar

Há 90 anos era lançado o inovador Peugeot 402

Peugeot 402

Com aerodinâmico estilo “Art Déco”, ele apresentou novidades como capota rígida elétrica e faróis embutidos

Em uma época marcada pela uniformidade na estética dos carros, a Peugeot ousou dar um passo à frente com o lançamento do atraente e elegante Peugeot 402, em 1935. Fortemente influenciado pelo design dos grandes salões americanos da época, que pode ser visto em elementos como as linhas curvas, o perfil arredondado, o para-brisa dividido em duas partes, a carroceria grande e a presença de seis janelas, esse modelo introduziu muitos elementos originais e foi o ponto de partida para todos os tipos de estudos e inovações.

Peugeot 402

Apresentado no Salão do Automóvel de Paris, o Peugeot 402 chegou ao mercado para substituir dois modelos-chave da gama: o Peugeot 401 e o 601. Seu design inconfundível foi obra de Henri Thomas, na época chefe do Departamento de Design de Carroceria da empresa sediada em Sochaux. Fiel à filosofia da marca, ele evitou soluções complicadas e dispendiosas e optou por formas fluidas e equilibradas que estabeleceriam as bases estéticas dos modelos da “Marca do Leão” até a Segunda Guerra Mundial. Nas laterais, ele eliminou os estribos comuns na década de 1930, enquanto na dianteira e na traseira, optou pela originalidade de integrar os faróis e as lanternas traseiras à carroceria pela primeira vez na história do automóvel.

Peugeot 402, um toque “Art Déco”

Legere, Cabriolet, Roadster e Commerciale

O estilo do Peugeot 402 foi fortemente influenciado pelas principais tendências estéticas de sua época. Por um lado o estilo aerodinâmico conferiu beleza e funcionalidade à sua silhueta, além de dar uma sensação de velocidade e dinamismo. Na década de 1930, era sinônimo de modernidade. O estilo “Art Déco” deixou sua marca em suas linhas longas e horizontais, sua sequência de áreas curvas, suas pequenas janelas e a presença de elementos inspirados no mundo náutico.

Como era habitual naqueles anos, o Peugeot 402 foi comercializado em vários estilos de carroceria, como o Berline de 2 ou 4 portas, o Legere, o Cabriolet de 4 lugares, o Roadster de 2 lugares e o Commerciale, projetado como táxi e limusine, com 3,30 metros de comprimento.

Capota rígida de acionamento elétrico em 1935!

Peugeot 402 Eclipse

Uma menção especial deve ser feita ao Peugeot 402 Eclipse, equipado com uma capota rígida na cor da carroceria que se dobrava e se retraía automaticamente no porta-malas com a ajuda de um controle elétrico. Uma revolução, obra do designer Georges Paulin e do construtor de carrocerias Marcel Pourtout.

Foram produzidos 6 protótipos do 402 Andreau, um N4X

Todas as versões do Peugeot 402 eram equipadas com um moderno motor de quatro cilindros e 1.991 cm3 que desenvolvia 55 cv e era capaz de atingir 120 km/h. No entanto, o protótipo 402 Andreau, também conhecido como N4X, foi ainda mais longe em termos de aerodinâmica e ampliou o desempenho desse motor para 140 km/h, reduzindo o consumo de combustível em 30%.

Refletindo a elegância automotiva francesa, o Peugeot 402 teve uma longa carreira no cinema, e não apenas na França. Nas produções de Hollywood, ele apareceu em “Meia-Noite” (1939), estrelado por Claudette Colbert e Don Ameche, e em “Os Homens Preferem as Loiras” (1953), estrelado por Marilyn Monroe.

Um taxi em “Os Homens Freferem as Loiras” e o esportivo Darl’Mat Special Sport

Campeão em Le Mans

No lado esportivo, o Peugeot 402 Darl’Mat Special Sport, que teve desempenhos excepcionais nas 24 Horas de Le Mans, incluindo uma vitória na categoria de 2 litros com a equipe De Cortanze-Cortet, abrindo caminho para outras vitórias da Peugeot até os dias atuais.

Fonte: Stellantis Communications

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