Repórter Maxicar

Opel Olympia, o carro duplamente pioneiro dos anos 1930

Opel Olympia

Além de ser o primeiro carro alemão com estrutura monobloco, foi o primeiro a ser transportado pelo ar, em uma viagem de dirigível para o Brasil

Quem vê esse pequeno automóvel alemão lançado em 1935 não imagina o seu significado para a história da indústria automobilística. Em uma época em que a fabricação de carros era baseada no conceito de um chassi separado da carroceria, o Opel Olympia foi o primeiro automóvel alemão produzido em massa com estrutura monobloco totalmente em aço.

Opel Olympia

Mais segurança e conforto

Essa inovação — patenteada pela Opel — continuaria a moldar o futuro do automóvel até os dias de hoje. No Olympia, a carroceria e o chassi eram fundidos em uma estrutura autoportante. O esqueleto metálico da carroceria era composto por vigas perfiladas, ligadas entre si como na construção de aviões, o que resultou em um peso menor: ele pesava apenas 835 quilos. O resultado foi um aumento de desempenho com o mesmo motor, além de uma redução no consumo de combustível.

Opel Olympia

O então novo carro popular era mais seguro: o teto era feito de uma única peça de aço, o que lhe dava uma estabilidade adicional. Na dianteira, um ponto de ruptura pré-determinado absorvia parte da energia de impacto em caso de colisão. Estavam assim criados os precursores de uma célula de passageiros rígida e de uma zona de deformação.

Além disso, a carroceria autoportante não só tornou o carro mais leve, seguro e confortável, como também permitiu a produção moderna de veículos em grande escala, o que virou padrão em todas as fábricas de automóveis do mundo nas décadas seguintes: nascia o chamado “casamento” entre a carroceria e o motor.

Pela primeira vez, os eixos e motores completamente pré-montados já não eram parafusados em chassis, mas sim levantados para dentro das carrocerias, que eram trazidas de cima em esteiras transportadoras, utilizando mesas elevatórias hidráulicas. Todo o processo de produção era mais rápido e eficiente.

Um Opel Olympia chega ao Rio de dirigível

Em sua viagem inaugural, o imenso dirigível chega ao Rio, com o Opel Olympia 500 mil a bordo

Em uma ação de marketing, em março de 1936, um Opel Olympia se tornou o primeiro carro do mundo a fazer uma viagem aérea. A bordo do famoso dirigível LZ 129 Hindenburg — que fazia sua viagem inaugural —, a unidade número 500.000 do carro da Opel flutuou de Friedrichshafen, na Alemanha, até o Rio de Janeiro. Após três dias de viagem e 10.000 quilômetros percorridos, o maior dirigível do mundo — com 240 metros de comprimento — pousou na Cidade Maravilhosa. Os entusiastas brasileiros celebraram a chegada e acompanharam o passeio do Olympia pelas ruas da então capital do Brasil.

Pouco mais de um ano depois, o LZ 129 Hindenburg explodiu ao se preparar para pousar em Nova Jersey, nos Estados Unidos, com 97 ocupantes a bordo, dos quais 36 morreram.

Nessa galeria, um Opel Olympia Cabriolet 1935

Com informações e fotos de Stellantis Communication Europa

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