I FBVA Classics – São Paulo, SP
Evento exclusivo para ‘federados’, teve participação de 150 veículos
Qualidade foi a tônica, com muitos autos de placas pretas
[dropcap]A[/dropcap] Federação Brasileira de Veículos Antigos elegeu a Capital Paulista para sediar a primeira edição do FBVA Classics. A escolha é natural, já que o Estado de São Paulo possui o maior número de clubes filiados à entidade em todo o Brasil: atualmente 55. Aliás, o número de filiados vem crescendodesde posse da nova diretoria — em outubro do ano passado — encabeçada por Roberto Suga.O I FBVA Classics aconteceu no estacionamento da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo e reuniu 150 veículos, todos eles pertencentes aos quadros dos clubes ‘federados’, tendo a esmagadora maioria placas pretas.
A tônica do evento foi a qualidade dos automóveis em exposição, como se pode constatar pelas fotos clicadas por Odair Ferraz. Foi grande o número de modelos importados, principalmente americanos.
Da popular Chevrolet um verdadeiro festival de clássicos de décadas passadas, como os Bel Air dos anos 1950; os Impalas e Camaros dos anos 1960; os Corvettes e El Camino da década de 1970. A arquirrival Ford não ficou atrás: começando pelos Modelos A da década de 1920, passando pelos sedans das décadas seguintes; esportivos Thuderbirds dos anos 1950 e Mustangs dos anos 1960 e 70; Pickups de 1946 e 1949.
Havia ainda modelos norte-americanos mais sofisticados como o Buick Roadmaster 1950; Cadillacs de diversos anos, com destaque para os 1959 e 1960; e Lincoln Continental da década de 1970.
Destaques dos classificados
Entre os europeus, a sofisticação dos Jaguar MK2 1962 e 1964 e dos Rolls Royces Silver Shadow, a solidez dos diversos Mercedes-Benz; a esportividade dos Porsches 356 e 911, do Maserati Ghibli e das Ferraris 308 GTS e 365 GTC-4; a pequenez do BMW Isetta 600 1958, apesar das duas portas e quatro lugares; as linhas fora do comum do Citroën DS 21; o design clássico do Morgan Plus 4; o ‘cuore’ inconfundível de um grupo de Alfa Romeos.
Dos variados e impecáveis exemplares nacionais, destacamos: Opala SS 1978; Caminhão Chevrolet C60 1974; Esplanada 1969, já fabricada pela Chrysler; DKW Vemaguet 1964; Maverick GT 1976; e as pick-ups Ford F100 1971 Twin I Bean 1971 nas versões Standard e Luxo.
Durante o evento, a Federação Brasileira de Veículos Antigos realizou a cerimônia de filiação de três novos clubes: Ford Maverick Clube do Brasil, AB Karth e Opala Clube do ABC.
Texto e edição: Fernando Barenco
Fotos: Odair Ferraz
CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER.
Deixe seu comentário!