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Todos os Pace Cars da Indy 500

Automobilismo

Todos os Pace Cars da Indy 500

Uma das mais importantes provas do automobilismo mundial chega em 100ª edição

[dropcap]A[/dropcap]s 500 Milhas de Indianapolis, ou simplesmente “Indy 500” chega em 2016 em sua edição número 100. Apesar de sua estréia ter acontecido em 1911, ela foi interrompida durante a 1ª e a 2ª Guerras Mundiais, ficando 5 anos sem acontecer. Trata-se da principal data do esporte automobilístico norte-americano e uma das principais do mundo também, tendo a mesma importância das européias Grande Prêmio de Mônaco de Fórmula 1 e 24 Horas de Le Mans.

A história das 500 Milhas, se confunde com a do próprio autódromo onde é realizada, o Indianapolis Motor Speedway, inaugurado em 1909. Em seus primeiros anos, a pista era sem pavimentação, o que acabou gerando muitas reclamações, já que as pedras soltas causavam muitos acidentes, envolvendo pilotos e também expectadores. Por isso, toda a pista foi pavimentada com tijolos e permaneceu assim até 1961, quando foi asfaltada. Para manter viva a lembrança, o circuito mantém até hoje uma pequena faixa de tijolos com um metro de largura, na área da largada.

Saiba um pouco sobre alguns dos automóveis escolhidos como o Pace Car da Indy 500 neste um século e confira no final, a lista completa oficial, fornecida pela Indy Speedway.

1911

STODDARD DAYTON - Este pouco conhecido automóvel foi o primeiro Pace Car da Indy 500. Foi o escolhido por ter sido o campeão da primeira corrida realizada no Indianapolis Motor Speedway, dois anos antes, com média de 57,3 milhas por hora. O Stoddard Dayton era fabricado pela Dayton Motor Car Company, uma empresa que teve vida bem curta: fundada em 1905 e falindo em 1914. Fabricava automóveis de auto luxo.

1921

HCS 6 - A HCS foi fundada em 1919 por Harry C. Stutz, o fundador da fabricante de automóveis Stutz, que abandonou a empresa após divergências com sócios. A HCS fabricou automóveis de passeio somente até 1925, dedicando-se nos anos seguintes à produção de táxis. HCS 6 era um roadster com motor 6 cilindros de 50cv.

1936

Packard '120' Conversível - A linha 120 era a mais popular da Packard naquele ano. A nomenclatura "120" faz referência à 'cavalaria' do motor de 8 cilindros em linha. A partir de 1936 o Pace Car da Indy 500 passou a ser dado de presente ao campeão da prova, uma tradição que permanece até hoje.

1941

Chrysler Newport Phaeton - Apenas seis exemplares deste automóvel foram produzidos. Esta corrida teve uma curiosidade: houve dois vencedores. O titular do carro Maserati, Floyd Davis, não ia bem na prova e foi substituído por Mauri Rose a partir da 73ª volta. Rose continuou pilotando até o final da corrida e foi sagrado campeão, junto com Floyd. Assim, ficou decidido que nenhum dos dois ganharia de presente o Pace Car dessa vez.

1952

Studebaker Commander - Naquele ano a marca escolhida foi a independente Studebaker, que completava os seus 100 anos de fundação. Começou como uma fabricante de carrinhos de mão e vagões para a agricultura, em 1852. O Pace Car escolhido era um automóvel básico, de linha, e foi conduzido pelo próprio vice-presidente executivo da empresa, P.O. Peterson.

1955

Chevrolet Bel Air - 1955 foi o ano da Chevrolet, que apresentava sua nova linha, até hoje lembrada como uma das mais revolucionárias de todos os tempos. Como Pace Car foi escolhido um belo Conversível vermelho e branco. Carro sem nenhuma preparação especial, com motor V8 de 180hp.

1961

Ford Thunderbird - A grande bossa desse automóvel estava em sua cor, um tom de dourado que jamais foi usado pela Ford nos Thunders de linha. Era a 50ª edição da 500 Milhas de Indianapolis e foram fabricados apenas 34 carros dessa série especial.

1962

Studebaker Lark Daytona - Este foi dos mais modestos Pace Cars da 500 Milhas até hoje. O modelo inicialmente escolhido pela Studebaker para o evento foi o seu lançamento, o Avanti. Mas o carro não ficou pronto a tempo, e tiveram que improvisar a substituição. Diz a lenda que o vencedor da prova, Rodger Ward, pôde depois trocar o Lark Daytona ganho como prêmio por um Avanti (que aparece no detalhe na foto).

1967

Camaro RS/SS - Se 1965 foi o ano do recém lançado Ford Mustang, em 1967 veio a resposta da General Motors, com seu esportivo Camaro, que acabara de chegar ao mercado. Foram fabricados 81 unidades especiais, como motores V8 modificados, de 378hp.

1971

Dodge Challenger - Este será sempre lembrado como o ano em que o Pace Car sofreu um grave acidente. Eldon Palmer era o proprietário da Concessionária Chrysler da região e se encarregou de fornecer os três Challengers Conversíveis usados durante aquele Grande Prêmio. E ele mesmo guiou um dos carros durante a prova. Ainda na volta de apresentação perdeu o controle, fazendo o Challenger atingir a área onde encontravam-se os fotógrafos (detalhe da foto). Ninguém morreu, mas 29 deles ficaram feridos. O campeão daquele ano, Al Unser, não quis levar o carro, como era a tradição. Dizem que por superstição. Alguns anos depois, o carro foi recuperado.

1974

Oldsmobile Cutlass Hurst - Este modelo esportivo já havia sido o Pace Car dois anos antes. Como em 1974 o modelo não contava com uma versão conversível, adaptou-se um Hardtop, cortando o seu teto e dando aquela apimentada no motor.

1978

Chevrolet Corvette - Estranhamente, esta foi a primeira vez que a General Motors escolheu o Corvette para ser o Pace Car de Indianapolis. É que o modelo estava completando 25 anos. Para a corrida foram produzidos somente três exemplares. Mas o carro fez tanto sucesso, que a Chevrolet fabricou outros 6.502 deles, um para cada uma de suas concessionárias. Hoje é uma versão muito cultuada pelos colecionadores.

1984

Pontiac Fiero - Ele foi o primeiro Pace Car da Indy 500 com motor de 4 cilindros, desde o Stutz de 1912. Mas seu motor L Super Duty 2.5 de 232hp possuia 140hp a mais do que as das 2.000 unidades de rua fabricadas depois, para o consumidor.

1991

Dodge Viper - 1991 foi um ano de polêmica. A Chrysler ficou encarregada do Pace Car e sua escolha recaiu sobre o Dodge Stealth (veja detalhe da foto), o que gerou muitos protestos dos fãs da Indy 500, que não aceitavam como madrinha um carro fabricado fora do país. É que o esportivo era na verdade o japonês Mitsubishi GT 3000, produzido a partir de uma joint venture com a Chrysler, que o rebatizava quando importado para os Estados Unidos. A saída foi substitui-lo pelo Dodge Viper, que sequer ainda havia sido lançado, o que só acabou acontecendo no ano seguinte. O carro foi conduzido por Caroll Shelby (foto).

2001

Oldsmobile Bravada – Uma minivan. Esse é certamente o mais estanho Pace Car que já passou pela Indy 500. Talvez a intenção da General Motors fosse evidenciar a marca Oldsmobile, que acabou sendo descontinuada três anos depois.

2008

Chevrolet Corvette - Dose dupla. Este ano foram dois Pace Cars, ambos do modelo Corvette Z-06: o Hardtop, em tons de verde e amarelo, foi pilotado pelo brasileiro Emerson Fittipaldi, bi-campeão da Indy 500. O Conversível, com pintura preta e prata, foi uma homenagem aos 30 anos do primeiro Corvette Pace Car, em 1978, que comentamos anteriormente.

2015

Chevrolet Corvette - Desde 1997 a General Motors é a marca oficial dos Pace Cars da Indy 500. E a partir de 2004, o Corvette tem divido com o Camaro esse privilégio. Em 2015, a escolha recaiu sobre o Z-06, que foi conduzido por Jeff Gordon, piloto da NASCAR.

 

A LISTA COMPLETA

    Indianapolis-Motor-Speedway

    [one_half]1911 – Stoddard Dayton
    1912 – Stutz Roadster
    1913 – Stoddard Dayton
    1914 – Stoddard Dayton
    1915 – Packard “6”
    1916 – Premier “6”
    1919 – Packard V-12
    1920 – Marmon “6” Model 34
    1921 – HCS 6
    1922 – National Sextet
    1923 – Duesenberg Model A Touring
    1924 – Cole V-8
    1925 – Rickenbacker “8”
    1926 – Chrysler Imperial “80”
    1927 – LaSalle V-8
    1928 – Marmon “8” Model 78
    1929 – Studebaker President
    1930 – Cord L-29
    1931 – Cadillac Roadster
    1932 – Lincoln V8 Phaeton
    1933 – Chrysler Imperial Phaeton
    1934 – LaSalle Roadster
    1935 – Ford V-8
    1936 – Packard “120” – 120hp V-8
    1937 – LaSalle Convertible – 125hp V-8
    1938 – Hudson “112” – 83hp 6 cil.
    1939 – Buick Roadmaster – 141hp 8 cil.
    1940 – Studebaker Champion – 78hp 6 cil.
    1941 – Chrysler Newport – 143hp 8 cil.
    1946 – Lincoln Continental 130hp V-12
    1947 – Nash Ambassador – 112hp 6 cil.
    1948 – Chevrolet Stylemaster Six – 90hp.
    1949 – Oldsmobile 88 – 135hp V-8
    1950 – Mercury Convertible – 110hp V-8
    1951 – Chrysler New Yorker – 180hp Hemi V-8
    1952 – Studebaker Commander – 120hp V-8
    1953 – Ford Crestline Sunliner – 110hp V-8
    1954 – Dodge Royal 500 – 170hp Hemi V-8
    1955 – Chevrolet Bel Air – 180hp V-8
    1956 – DeSoto Fireflite – 170hp V-8
    1957 – Mercury Montclair – 290hp V-8
    1958 – Pontiac Bonneville – 310hp V-8
    1959 – Buick Electra 225 – 325hp V-8
    1960 – Oldsmobile 98 – 315hp V-8
    1961 – Ford Thunderbird – 300hp V-8
    1962 – Studebaker Lark Daytona – 210hp V-8
    1963 – Chrysler 300 – 360hp V-8
    1964 – Ford Mustang – 271hp V-8
    1965 – Plymouth Sports Fury – 270hp V-8
    1966 – Mercury Comet Cyclone GT – 335hp V-8[/one_half] [one_half_last] 1967 – Chevrolet Camaro RS/SS – 375hp V-8
    1968 – Ford Fairlane – 390hp V-8
    1969 – Chevrolet Camaro – 375hp V-8
    1970 – Oldsmobile 4-4-2 – 365hp V-8
    1971 – Dodge Challenger – 300hp V-8
    1972 – Oldsmobile Cutlass Hurst – 300hp V-8
    1973 – Cadillac Eldorado – 235hp 500c.i. V-8
    1974 – Oldsmobile Cutlass Hurst – 230hp V-8
    1975 – Buick Century Custom – 325hp V-8
    1976 – Buick Century – 306hp turbo V-6
    1977 – Oldsmobile Delta 88 – 380hp V-8
    1978 – Chevrolet Corvette – 220hp V-8
    1979 – Ford Mustang II – 280hp V-8
    1980 – Pontiac Turbo-Trans Am – 210hp V-8 Turbo
    1981 – Buick Regal – 281hp V-6
    1982 – Chevrolet Camaro Z28 – 250hp V-8
    1983 – Buick Riviera Conv. – 450hp V-6
    1984 – Pontiac Fiero – 232hp 4 cilindros
    1985 – Oldsmobile Calais – 215hp 4 cil.
    1986 – Chevrolet Corvette – 230hp V-8
    1987 – Chrysler LeBaron – 230hp Turbo 4 cil.
    1988 – Oldsmobile Cutlass – 250hp Turbo 4 cil.
    1989 – Pontiac Trans Am GTA – 250hp Turbo V-6
    1990 – Chevrolet Beretta – 180hp 2.3L
    1991 – Dodge Viper – 400hp 8L V-10
    1992 – Cadillac Allanté – 295hp 4.6L V-8
    1993 – Chevrolet Camaro Z-28 – 275hp 5.7L V-8
    1994 – Ford Mustang Cobra – 235hp 5L V-8
    1995 – Chevrolet Corvette – 300hp 5.7L V-8
    1996 – Dodge Viper – 450hp 8L V-10
    1997 – Oldsmobile Aurora – 250hp 4L V-8
    1998 – Chevrolet Corvette – 345hp 5.7L V-8
    1999 – Chevrolet Monte Carlo – 215hp 3.4L V-6
    2000 – Oldsmobile Aurora – 250hp 4L V-8
    2001 – Oldsmobile Bravada – 270hp V-6 SUV
    2002 – Chevrolet Corvette – 345hp 5.7L V-8
    2003 – Chevy SSR – 290hp 5.3L V-8
    2004 – Chevrolet Corvette C5 – 345hp 5.7L V-8
    2005 – Chevrolet Corvette – 400hp 6L V-8
    2006 – Chevrolet Corvette Z-06 – 505hp 7L V-8
    2007 – Chevrolet Corvette Convertible – 400hp V-8
    2008 – Chevrolet Corvette Z-06 – 472hp V-8
    2009 – Chevrolet Camaro – 426hp 6.2L V-8
    2010 – Chevrolet Camaro SS – 426hp 6.2L V-8
    2011 – Chevrolet Camaro SS Conv. – 426hp V-8
    2012 – Chevrolet Corvette ZR1 – 638 hp 6.2L V-8
    2013 – Chevrolet Corvette C7 – 455hp V-8
    2014 – Chevrolet Camaro Z/28 – 505 hp 7.0L V8
    2015 – Chevrolet Corvette Z06 – 650hp 6.2L V-8[/one_half_last]

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    Pesquisa e redação: Fernando Barenco
    Lista de Pace Cars: Indy Speedway
    Fotos: Web

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