7º Encontro do Clube de Autos Antigos de Congonhas, MG
Sob o olhar do Profeta Isaías
Segundo dia de evento lotou o pátio da Romaria
![Isaias foi o Profeta escolhido para 2016](https://www.maxicar.com.br/wp-content/uploads/2016/06/Congonhas_2016-001.jpg)
A obra pública que acontecia nas imediações, interrompendo o acesso ao portão principal do pátio do evento, não atrapalhou na participação do público e menos ainda na quantidade de veículos em exposição, que na manhã de domingo(5) já ocupavam todos os espaços disponíveis.
Destaques dos classificados
Pela primeira vez Congonhas contou com a participação do presidente da Federação Brasileira de Veículos Antigos (FBVA), Roberto Suga, que proferiu uma palestra aberta a todos os expositores e público em geral. Recém reeleito, Suga contou um pouco da história da entidade criada em 1986 e fez um pequeno balanço de seu primeiro mandato, que teve início em outubro de 2014. Explicou que a legislação para os chamados Veículos de Coleção (placas pretas), surgiu em 1998, pela necessidade de preservar a originalidade, diante de uma legislação que desde o ano anterior exigia que todo automóvel no Brasil fosse equipado com encosto de cabeça, cinto de três pontos, retrovisor do lado direito e break-light.
![Suga tratou de vários assuntos](https://www.maxicar.com.br/wp-content/uploads/2016/06/Congonhas_2016-002.jpg)
A explanação a respeito das alterações feitas no texto da Carta de São Paulo há um ano e meio, através de um workshop da FBVA — com a participação de antigomobilistas de todo o Brasil — despertou bastante interesse. Pois esse documento trata, entre outros assuntos, sobre os critérios para vistoria de veículos candidatos à placas pretas.
As novas placas do Mercosul — a serem implantadas a partir do ano que vem —, as restrições de circulação de veículos antigos em países europeus e um perfil do antigomobilismo no Brasil também foram temas da palestra. De acordo com ele, os números são os seguintes: 400 clubes de antigomobilismo, 18 mil veículos com placas pretas, 150 mil colecionadores, 800 eventos anuais com um público estimado em 1 milhão de pessoas.
![](https://www.maxicar.com.br/wp-content/uploads/2023/10/wz-1.jpg)
![Ao lado de Robison Elias, Gilda e XXX se emocionaram ao serem homenageados pelo CAAC. No detalhe, o Fusca 1981](https://www.maxicar.com.br/wp-content/uploads/2016/06/Congonhas_2016-005.jpg)
Mais do meras máquinas, alguns automóveis têm um significado realmente único e especial para certos antigomobilistas. Histórias de companheirismo e cumplicidade que transcendem a simples relação do ser humano com um mero meio de transporte. É o caso do simpaticíssimo casal Gilda & Alfredo Martinez Vazquez, que possuem um Fusca 1983 desde que o carro era novo. Até aí, nada demais! O detalhe é que desde aquela época os três companheiros fazem viagens constantes pelos quatro cantos do Brasil e por países da América do Sul. Já estiveram na Argentina, Chile, Uruguai e Paraguai. E tem mais: sempre que possível, o casal dorme dentro do carro!
![Ramos mostra com orgulho o motor de seu Opel Kapitan, com o qual divide as estradas há 47 anos](https://www.maxicar.com.br/wp-content/uploads/2016/06/Congonhas_2016-006.jpg)
Outro caso de amor que atravessa décadas é o do militar aposentado e hoje vice-presidente da Sociedade do Carro Antigo de Barbacena, Ernandes Ramos. Seu amigo de fé Opel Kapitan 1951 dorme em sua garagem há 47 anos, dividindo o espaço com uma Variant. Sempre que pode, Ramos comparece aos eventos a bordo de seu automóvel GM Alemão. E vai rodando, é claro! Você possivelmente já deva ter lido essa história aqui Portal Maxicar. Já a contamos mesmo. Talvez até mais de uma vez. É que fatos como esse merecem mesmo ser narrados muitas vezes…
![_Congonhas_2016 007](https://www.maxicar.com.br/wp-content/uploads/2016/06/Congonhas_2016-007.jpg)
Uma das maiores sensações este ano ficou por conta do americano Ford Thunderbird 1956, do amigo Eder Gomes. Opa, só que não! Não conte para ninguém, mas o conversível em questão — bem mais raro que o próprio Thunder original — é uma réplica produzida em 1984 pela Glaspac. A empresa apresentou esse protótipo no Salão do Automóvel e pretendia comercializa-lo no Brasil e no exterior. Mas por dificuldades comerciais acabou encerrando suas atividades três anos depois e o Thunder Brasileiro jamais entrou em produção. Restou então esse exemplar, absolutamente fiel ao original com inúmeras peças de acabamento originais. Possivelmente a única réplica do modelo em todo o mundo.
![Na foto principal, Camaro Type LT 1974. Abaixo, Mustang 1966 e Impala 1959](https://www.maxicar.com.br/wp-content/uploads/2016/06/Congonhas_2016-008.jpg)
Outros americanos de destaque — Esses legítimos — foram o Camaro Type LT 1974 de Paulo Afonso Salvini, de Petrópolis – RJ; o Impala 1959 de Cláudio Campos, de Barbacena – MG; o Mustang Hardtop 1966; o Chevrolet Feetline 1948.
![Quatro dois muitos ótimos Volkswagens clássicos: Fusca Split 1951, Kombi Clipper 1976 e os 'Fuscões' de Vicente e SSSS](https://www.maxicar.com.br/wp-content/uploads/2016/06/Congonhas_2016-009.jpg)
Entre os modelos nacionais, excelentes exemplares da linha clássica Volkswagen, aquela que deu origem à marca, com o bom e velho motor boxer refrigerado a ar: de Juiz de Fora – MG, o Karmann Ghia 1969 do veterano antigomobilista José Fróes. De Conselheiro Lafaiete – MG, a Kombi Clipper 1976 de Caio Mário Batista, na família desde zero km. Também de Conselheiro Lafaiete – MG o Fusca 1500 1972 de Vicente Magalhães, que possui na garagem outros 5 Volkswagens. De Congonhas – MG o SP2 do ex-prefeito Altair Souza. Ainda de Congonhas – MG o Fusca 1500 1972 de Luiz Carlos Miranda, na rara cor Laranja Monza. Para fechar, diretamente da Alemanha, o Fusca versão de luxo 1951 de Lacyr Ernesto da Paixão, de Belo Horizonte – MG.
![Pick-up City e Oggi: dois modelos raros da Fiat](https://www.maxicar.com.br/wp-content/uploads/2016/06/Congonhas_2016-010.jpg)
Concorrente direta da Volkswagen desde a década de 1970, a Fiat esteve representada por vários exemplares da linha 147. Nos chamou a atenção três de seus derivados, todos bastante raros atualmente: Pick-up 147 City 1987, Oggi CS 1984 e Panorama 1983.
![Aero Willys 1965, com o 1962 ao fundo](https://www.maxicar.com.br/wp-content/uploads/2016/06/Congonhas_2016-011.jpg)
Da extinta Willys a linha completa, com Aero 1962 (com design ‘Bolinha’ americano), Aero 1965, Rural 1971, Itamaraty 1971 e F75 1976 (os três últimos já com o selo Ford), além de vários Jeeps.
![Chevrolet C10 e Dodge Polara: ambos jamais restaurados](https://www.maxicar.com.br/wp-content/uploads/2016/06/Congonhas_2016-012.jpg)
Da Chevrolet diversos Opalas e Caravans e um quinteto de pick-ups C10/14, incluindo uma fabricada em 1973 jamais restaurada. Por falar em ‘jamais restaurado’ um Dodginho Polara deixava claro que a última vez que viu tinta foi em medos dos anos 1970, quando saiu da linha de montagem. Autênticos como eles têm seu charme e valor histórico…
![No alto, a dupla de Corceis. Abaixo, Simca Chambord e Miura Sport](https://www.maxicar.com.br/wp-content/uploads/2016/06/Congonhas_2016-013.jpg)
Havia ainda Galaxies, um belo Miura Sport da primeira geração, uma dupla de Corcéis 1971/72 — um deles GT, Simca Chambord, Mavericks, Chevettes e Escorts — que começam a despontar nos encontros ao lado dos VWs ‘quadrados’ (Gol, Voyage e seus derivados).
![A animada festa de confraternização aconteceu no Casa d Ladeira](https://www.maxicar.com.br/wp-content/uploads/2016/06/Congonhas_2016-014.jpg)
Este ano a festa de confraternização de sábado(4) a noite esteve em novo endereço. Bem pertinho da Romaria, em pleno centro histórico, o Restaurante Casa da Ladeira propiciou aos antigomobilistas e seus convidados uma atmosfera de descontração e congraçamento.
![Acima, Robson Elias e Antonio do Monte homenageiam as irmãs Lourdes e Léa Barbosa. Abaixo, Robson com Roberto Suga e com Jorge Filho, presidente do Clube de Automóveis Antigos de Nova Lima - MG](https://www.maxicar.com.br/wp-content/uploads/2016/06/Congonhas_2016-015.jpg)
A cerimônia de encerramento, que aconteceu domingo(5) por volta do meio dia, homenageou os representantes dos diversos clubes presentes e algumas figuras de destaque no antigomobilismo de Congonhas, além de autoridades e representantes de entidades:
- Dermerval e Lucimara Junqueira – Filhos do antigomobilista Luciano Junqueira
- Lourdes e Léa Barbosa – Irmãs que possuem um Fusca desde zero km
- Luiz Cláudio Pires Nogueira – Concessionária VW Auto Lafaiete
- Miriam Palhares – Secretária de Cultura de Congonhas
- Altair Souza – Ex-prefeito de Congonhas e antigomobilista (citado na reportagem)
- Gilda e Alfredo Vazquez – Membros do Carioca Volks (citados na reportagem)
- Antonio do Monte Furtado Filho – Presidente da Associação Mineira de Antigomobilismo
- Roberto Suga – Presidente da Federação Brasileira de Veículos Antigos
- José de Freitas Cordeiro – Atual prefeito de Congonhas
- Marcos Pestana – Deputado Federal (PSDB)
- Júlio César – Assessor Parlamentar
Toda a arrecadação de alimentos doados e valores das inscrições foram doados à APAE local, que também esteve presente com estande na praça de alimentação, juntamente com a Paróquia São José Operário e o Rotary Clube.
EXPOSIÇÃO MOMENTOS & AMIGOS ABERTURA
PALESTRA CONFRATERNIZAÇÃO HOMENAGENS
Texto: Fernando Barenco
Fotos e edição: Fátima e Fernando Barenco
Agradecimento: Aerobull Filmagens Aéreas
1 Comentário