“Passeio Completo”
Evento comemorou o Dia do Antigomobilismo Mineiro instituído a partir de 2010
Uma festa histórica rolou em Tiradentes-MG no último final de semana, 29 e 30 de outubro, para comemorar o Dia do Antigomobilismo Mineiro, lei promulgada pelo ex-governador, Antônio Anastasia, em 2010. Desde então, todo ano, em outubro, acontece o itinerante ‘Passeio da Liberdade’.
O cenário escolhido este ano foi o Espaço Libertas, shopping da cidade, projetado e decorado em estilo colonial e objetos retrô, que oferece tantas atrações aos visitantes, que a confraternização parece ter durado 48 horas ininterruptas. Ali estão excelentes restaurantes, lojas de artesanato, hotel, uma fábrica de cerveja artesanal e ainda uma loja de aluguel de quadriciclos que fez a alegria de adultos e crianças. Somou-se a isso um variado mercado de pulgas, miniaturas e camisas automotivas.
No sábado, a primeira surpresa veio na inscrição. O troféu, uma miniatura de volante do Opala SS, foi confeccionado também em uma versão feminina. O pátio do shopping logo se encheu e os carros foram estacionados também às margens da rodovia na entrada de Tiradentes em frente a ele. Além das cidades mineiras que participaram desse evento estadual, compareceram muitos convidados do Estado do Rio, vindos da capital e do interior e representantes do Puma Club RJ e Nictheroy Clube, entre eles, o apresentador de TV e repórter, Rui Guilherme, com seu idolatrado Karmann-Ghia 1966.
A turma de São Brás do Suaçuí-MG trouxe as gigantes Scanias 1984 e 1987 e o Continental 1999 que se juntaram ao Chevrolet 1962 e sem cerimônias montaram um verdadeiro acampamento entre eles, recebendo os amigos para uma prosa com alguns petiscos e um famoso aperitivo muito tradicional em Minas. Foi uma atração à parte.
Destaques dos classificados
Por falar em atrações, puderam ser vistos ali o Buick Torpedo 1928 do Museu do Automóvel de Tiradentes, cujo diretor, Rodrigo Cerqueira, prestigiou o evento, sendo um dos apoiadores do mesmo. Esse museu deve ser parada obrigatória para quem visita a cidade com um acervo de mais de 50 raridades. O Chevrolet Stylemaster 1947, o Bel Air 1959, muitos modelos de Opala e Galaxie também puderam ser contemplados.
Além dos clássicos, streets também foram bem representados com o Oldsmobile 1946 Series 60 de Belo Horizonte e a Mercedes-Benz 1970 de Luís Fernando Bastos, presidente do Clube do Automóvel Antigo de Juiz de Fora-MG. Os fora-de-série brasileiros também estavam lá representados com Pumas, Miura, Farus e Santa Matilde.
Durante o almoço e toda a tarde a banda Estado Crítico de Congonhas-MG surpreendeu e arrasou animando o evento com predominância de músicas dos anos 1980. No intervalo, o diretor regional da FBVA, Caio Pereira, fez uma homenagem aos colecionadores Ernandes Ramos, com seu Opel Kapitan 1951 e Gilson Fernandes, com sua Perua DKW 1963, ambos da Sociedade do Carro Antigo de Barbacena-MG, por relevantes serviços prestados ao antigomobilismo. Ficaram visivelmente emocionados. Como diria o próprio Ernandes Ramos: “- São dois baluartes do antigomobilimo!” Receberam um belo troféu dourado, também réplica do volante do Opala SS, mas, em tamanho maior que o recebido na inscrição. Os organizadores foram muito felizes na escolha do modelo de troféu.
O clima no encontro era de total harmonia e tudo virava festa. Até a transmissão de um dos clássicos de maior rivalidade no Brasil, Atlético-MG e Flamengo-RJ, no sábado à tardinha, que reuniu mineiros e cariocas em torno de uma das TVs do shopping, foi motivo de mais confraternização e brincadeiras. Rivalidade só no campo. Entre os antigomobilistas que ali estavam isso não existia. Só amizade e comemorações duas vezes para cada lado.
Alguns expositores e familiares, preferiram explorar as muitas atrações que Tiradentes oferece. como o passeio de ‘Maria Fumaça’ até a vizinha São João del Rei. Outra viagem no tempo, já que, esse é o mais antigo trecho ferroviário brasileiro que está em funcionamento, inaugurado em 1881. São apenas 12 km percorridos em 40 minutos.
Um pequeno descanso no final da tarde e todos se reuniram novamente para um jantar animadíssimo no restaurante italiano San Gennaro, embalados desta vez pela banda Libertas de Barbacena-MG. Presente no jantar, Wander Tavares foi de Belo Horizonte com a família comemorar o aniversário de 9 anos de seus gêmeos, Emerson e Isabela no Passeio da Liberdade. Mais um motivo para o jantar acabar em festa e alegria e até a banda homenageou os aniversariantes.
Essa confraternização entrou noite adentro e no domingo cedinho já estavam todos de pé para se unirem aos antigomobilistas que não puderam ir no dia anterior e a turistas de São Paulo que visitavam a cidade, que também possuem carros antigos, não estavam com eles, mas ficaram satisfeitos em encontrar essa exposição e conhecerem colegas mineiros ali. E a confraternização continuou nos mesmos moldes, com a cervejinha gelada refrescando o calor que fazia na cidade.
Marcos Carazza, um dos organizadores do evento, levava os filhos de expositores para um passeio em seu belo Ford 1929 , abusando da buzina uga uga pelas ruas de Tiradentes para a alegria da criançada. Caio Mário Baptista Pereira, presidente do Clube de Autos Antigos Rota Real, trabalhador incansável no evento junto com sua esposa Mychelle e o filho Mateus, insiste em dizer que esse Passeio não é realizado por seu clube e sim por todos os clubes que participam do mesmo.
Pode ser, mas, na verdade, o CAARR é que tem sustentado essa bandeira desde a primeira edição com a preciosa colaboração de outras pessoas, clubes e parcerias. Diante de tudo que foi exposto aqui, chegamos à conclusão de que o traje usado na comemoração do Dia do Antigomobilismo Mineiro foi “Passeio Completo”.
Texto e Fotos: João Baptista Jorge Pinto Filho
Edição: Fatima Barenco
CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER.
Deixe seu comentário!