Repórter Maxicar

SP2: um grande sucesso também na Alemanha

Grupo de entusiastas europeus se reúne para cultuar o esportivo brasileiro no berço da Volkswagen

Esta reportagem aconteceu por acaso. Tudo começou em janeiro passado, quando nosso colunista Alexander Gromow, publicou o artigo “Um dia para comemorar: aniversário de Márcio Piancastelli”, sobre uma festa que aconteceu no ano passado e reuniu diversos admiradores do SP2 na casa do hoje aposentado – mas não menos admirado – criador do VW SP2 e também da Brasília.

Poucos dias depois de a matéria ir ao ar, recebemos um simpático e-mail do alemão Achim. “Eu sou o cara que enviou a medalha comemorativa do Encontro Alemão do SP2 para Márcio Piancastelli. Fiquei muito feliz que ele gostou! Aqui na Alemanha temos um pequeno grupo de entusiastas do Sp2 e que aumenta cada vez mais. Aqui o Sp2 torna-se cada vez mais e mais famoso.” nos contou na mensagem em inglês.

Piancastelli e a medalha comemorativa do evento realizado na Alemanha

O evento em questão foi o Internationales VW SP2 Treffen, realizado na cidade de Braunschweig entre 27 e 29 de junho de 2014. Encaminhamos o e-mail diretamente ao Alexander Gromow e como brasileiros ficamos orgulhosos de saber do sucesso que nosso SP2 no exterior, um esportivo brasileiro ‘da gema’, tanto de projeto, quanto de produção.

Então pedimos a Achim que nos contasse com mais detalhes sobre esse movimento de culto ao SP2 na Europa. Ele nos mandou então o relato que reproduzimos a seguir, além das fotos que fazem parte da galeria de imagens.


Aqui na Alemanha, não temos um clube especializado no VW SP2. Somos alguns entusiastas dos carros clássicos em geral e do Sp2 em especial. Inclusive nosso companheiro Bata Bahler, da Suíça, criou um web site muito bacana sobre o SP2, que pode ser acessado no endereço: www.vwsp2.ch.

Sempre pensamos em fazer um evento que reunisse os SP2 na Alemanha. Então tivemos a sorte de encontrar um local muito agradável. Foi a propriedade de Jürgen Kolle, que possui uma grande coleção de carros clássicos em Braunschweig. A maioria de seus carros são Volkswagens, mas há também de outras marcas. Conheça a sua coleção em www.historische-fahrzeuge-bs.de.

Queríamos reunir o maior número possível de proprietários do SP2 neste evento. Achávamos que deveria haver de 10 a 15 SP2 em toda a Alemanha. Mas agora sabemos que esse número pode ser maior. Além disso, há muitos exemplares também em outros países europeus, como Grã-bretanha, Espanha, França, Holanda, Bélgica, Áustria, Itália e Suíça. Seria muito bom se cada proprietário de SP2, não importando onde ele more, pudesse registrar seu carro no site que citei acima. Isso poderia ajudar a obtermos uma visão geral do montante de SP2 sobreviventes em todo o mundo.

Em Braunschweig, tivemos a participação de 6 exemplares do SP2, rodeados por outros dois esportivos brasileiros: o Karmann Ghia TC e o Ventura. Os participantes vieram da Suíça, Áustria e Alemanha. Havia muitos espectadores interessados, que queriam obter informações sobre este carro raro.

Durante os últimos dois anos tivemos algumas reportagens sobre o SP2 em diferentes revistas de automóveis clássicos da Alemanha, como a Auto Bild.

Uma das razões que torna o SP2 um grande clássico aqui é o fato de ser um automóvel esportivo com o emblema da VW que nunca foi oficialmente vendido no país de origem da fábrica da VW. O carro é uma grande sensação em todos os lugares em que ele aparece em público. A maioria das pessoas nunca viu um SP2 na rua. Como proprietário de um SP2 você tem que responder inúmeras perguntas e todo mundo quer tirar fotos do carro.

Bata Bahler planeja uma segunda reunião SP2 próximo ano. Temos a certeza de que vamos ter um pouco mais SP2 lá do que no ano passado. E espero que a própria Volkswagen participe com com um dos seus 3 ou 4 SP2. Isso seria ótimo!”

Achim


 Texto  e edição: Fernando Barenco
Fotos: Andreas Dierkes e Achim

Deixe seu comentário!

CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER.

Novidades dos Classificados