No início da noite do dia 22 de abril de 2017 – sábado, nos encaminhamos para o Espaço Burle Marx, onde em instantes aconteceria a Cerimônia de Premiação do evento. Como em anos anteriores, iriamos cobrir essa solenidade, encerrando a nossa cobertura jornalística deste encontro.
Estávamos devidamente uniformizados, com o crachá de “IMPRENSA” e pulseira de identificação exclusiva para a Cerimônia, ambos fornecidos previamente pela Assessoria de Imprensa do evento. Dividindo espaço conosco, vários outros fotógrafos e cinegrafistas.
Pouco depois do início, após os discursos abertura e entrega de uma ambulância à Prefeitura Municipal, fomos convidados de forma pouco cortes e amistosa pela Organização do Evento a nos retirarmos do local onde estávamos junto com os demais profissionais. A partir daquele momento deveríamos tirar nossas fotografias atrás de um gradil localizado há cerca de 4 metros de onde aconteciam as entregas dos troféus.
Tentamos argumentar que daquele local seria impossível dar continuidade a nosso trabalho a contento, mas fomos surpreendidos com a informação que somente a “Imprensa Especializada” poderia ficar próxima do local da premiação. Por causa de nossa insistência, fomos ameaçados por dois truculentos seguranças que exigiram nossa ida imediata para trás do tal gradil. De outra forma, seríamos retirados à força dali! Estranhamente, naquele momento somente a nós foi imposta essa condição. Os demais fotógrafos e cinegrafistas continuaram seu trabalho normalmente.
Fomos vítimas de uma situação constrangedora, humilhante e desrespeitosa por parte da Organização do Evento e de sua pouco preparada equipe de Assessoria de Imprensa, que em nenhum momento estabeleceu regras prévias para a localização dos membros da Imprensa presentes. E a própria Assessoria de Imprensa havia nos dado as credenciais, o que, em nosso entendimento, nos concedia direitos plenos e legítimos de estarmos realizando aquele trabalho.
Estranhamos também o fato de uma hora para outra a Assessoria de Imprensa deixar de nos considerar “Imprensa Especializada”, já nas semanas que antecederam o evento recebemos desta mesma Assessoria de Imprensa diversos releases de divulgação do IV Encontro Brasileiro, alguns deles publicados por nós. Para isso fomos considerados “Imprensa Especializada”. De repente, tudo mudou!
E mais: o Portal Maxicar é hoje — após 12 de atuação — um dos mais atuantes no segmento de veículos antigos de todo o Brasil, com média mensal de 200 mil page views.
Destaques dos classificados
O Portal Maxicar também não é um desconhecido pela Organização do Evento:
– Desde de 2008, publicamos todos os meses a cobertura do Encontro do Parque da Luz – São Paulo, cujos organizadores são os mesmos.
– Em 2014, quando o “Encontro de Águas de Lindóia” mudou de mãos, fomos os primeiros e únicos a publicar uma entrevista com os novos organizadores.
– Na edição do ano passado, fizemos a cobertura completa do evento. Nossa reportagem recebeu a visita de mais de 12 mil antigomobilistas do Brasil e do exterior e obteve cerca de 1,5 mil compartilhamentos nas redes sociais. Naquele ano, fomos recebidos com muito respeito profissional por todos, inclusive pela Assessoria de Imprensa, cuja equipe era outra (formada por pessoas que conhecem e amam os autos antigos).
O Portal Maxicar quer deixar aqui registrado o seu repúdio pelo tratamento desrespeitoso, humilhante e vexatório que recebeu em 2017, durante a 4ª edição do Encontro Brasileiro de Veículos Antigos, diante de pelo menos mil pessoas presentes à Cerimônia de Premiação, muitas delas nossas amigas, clientes, diretores de clubes com quem mantemos contatos. Um cerceamento a nosso trabalho jornalístico. Um episódio irreparável à nossa dignidade e imagem institucional. Lamentável e inexplicavelmente, fomos tratados como intrusos, como penetras, como oportunistas.
Sim! Somos Imprensa Especializada!
Queríamos apenas cumprir com êxito mais essa etapa de nossa missão em prol do antigomobilismo brasileiro, que começamos há mais de uma década. Por isso, temos certeza de que merecíamos um pouco mais de respeito!
Fernando Barenco & Fátima Barenco
O documento a seguir foi encaminhado pela Organização do IV Encontro Brasileiro de Autos Antigos e publicado pelo Portal Maxicar às 17h10, do dia 26 de abril de 2017 – Quarta-feira.
Afim de evitar maiores polêmicas públicas, as considerações do Portal Maxicar e o aceite de desculpas foram encaminhados diretamente a eles. Dessa forma, ambas as partes dão por encerrado o assunto.
Esclarecimento sobre o ocorrido em Águas de Lindóia
Recebemos com muita surpresa esta nota “noticia”, do acontecimento relacionado a este Portal, que temos como parceiros e gozam de nosso total respeito e principalmente de nossa admiração, por estarem sempre nos prestigiando com sua cobertura profissional e pontual.
LAMENTAMOS MUITO, e repudiamos abertamente tal atitudes, de “apartar” qualquer que seja um profissional durante suas atividades.
Em momento algum, partiu tal ordem da organização, mesmo porque seria um tiro no pé, tratar qualquer que seja o veiculo de comunicação que estaria ali, nos BENEFICIANDO, com sua cobertura, de forma truculenta ou mesmo mal educada!
Informamos que detectamos outras ocorrências de menor valia, mas sempre por parte da nossa errônea escolha de um dos nossos agentes de segurança. Em alguns casos, tivemos tempo em reverter o erro.
Desta forma, mesmo que sobre o risco de ser tarde, para uma total desculpa e perdão; Em nome de Domingos Abonante, Júnior Abonante e Vanessa Bellini e de toda nossa equipe: PEDIMOS DESCULPAS A ESTE ESTIMADO PORTAL .
Na certeza de que sabedores da dificuldade de se consolidar em um evento deste porte, e de usar os nativos, existe muito pouco tempo de treinamento da equipe, assim poderão entender que tal ocorrência é totalmente fora de nossa concepção e vai de total desacordo com nossa política de poder receber sempre melhor as equipes que nos apoiam.
Pedimos ainda desculpas pelo despreparo dá nossa assessoria de imprensa, que não os procurou para resolver o problema no hora.
Ao Portal Maxicar e aos outros profissionais da área, pedimos publicamente nossas desculpas e não obstante, reconhecemos nossa falha, com a promessa de tentar sempre evitar acontecimentos como este nos próximos eventos.
Aqui no despedimos , com mais um Pedido de desculpas, e o convite para uma café em nosso escritório em São Paulo, para que possamos encerrar esse grande e indesejável mal entendido.
Organização do Encontro Brasileiro de Veículos Antigos
DIREITO DE RESPOSTA: recebemos da Assessoria de Imprensa esta Nota de Esclarecimento. Afim de evitar maiores polêmicas públicas, as respostas do Portal Maxicar a respeito do que foi colocado neste documento, encaminhamos diretamente a eles.
Deixe seu comentário!
CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER.
25 Comentários