Máquinas modernas em sintonia com os clássicos de ontem
Mais uma vez, principal categoria do automobilismo nacional prestigiou os antigomobilistas… e vice-versa
AStock Car Brasil valoriza o antigomobilismo e realiza exposições de carros antigos e um desfile com eles nos autódromos onde acontecem suas corridas. No último domingo, 23/07, não foi diferente, ou melhor, foi muito diferente. A 6ª Etapa da maior categoria de automobilismo do Brasil aconteceu no Circuito dos Cristais em Curvelo-MG. Recém-inaugurado, não possui infraestrutura alguma ao seu redor. É tudo terra em volta do autódromo.O CVANL — Clube de Veículos Antigos de Nova Lima — foi o escolhido em Minas Gerais para manter a tradição e realizar essa exposição. Topou o desafio. O difícil era conseguir proprietários de veículos antigos para exporem seus veículos em um local nada favorável, com acesso por estrada de terra e local da exposição também. É notório o extremo cuidado que todos têm com seus carros antigos e a questão que todos fazem de exporem seus carros completamente limpos e brilhando. Esses carros ficariam em um espaço denominado Village, destinado a entretenimentos para o público com exposição de réplicas dos carros da Stock Car, carros antigos, ação promocional de um MotorHome da Petrobrás e lojas com produtos das equipes e patrocinadores.
O público da Stock Car em Minas Gerais não ficou sem essa exposição porque um grupo de apaixonados por essa cultura enfrentou esse desafio, a terra, o cascalho e a poeira e ainda por cima levaram carros top de suas coleções. São eles: Milton Thibau com o Ford Galaxie 500 1978 e o FNM JK 1967; Rodrigo Machado com a Ford F 100 1980; Affonso Uchôa Neto com o Ford Maverick GT 1974; Marcelo Silvério com seu Chevrolet Bel Air 1956, o mais fotografado da exposição; Marcos Aurélio Aleixo com seu Landau 1979 da série especial 60 anos de Ford no Brasil; Marcelo Migueletto com seu Ford Mustang Coupê Hard Top 1967; Paulo Xavier com seu Chevrolet Opala De Luxo 1970; Jorge Filho com o novo clássico Mercury Grand Marquis 1992; Reinaldo Fuscaldi com o Puma ‘Tubarão’ 1975; Kennedy Ribeiro com a Mercedes Benz Coupê C 280 1078; Rafael Travassos com o VW Fusca 1978.
Ainda toparam esse desafio dois dos maiores comerciantes de peças para carros antigos do país: José Augusto Silva, o Zé do Fusca com o VW Karmann-Ghia 1970 e Gustavo Brasil com o VW SP2 1975 com incríveis 29 mil km rodados apenas. Um desses antigomobilistas disse: ” Nós testemunhamos o nascimento de um grande autódromo e mesmo com as adversidades teremos muita saudade disso. Quando o autódromo de Curvelo estiver todo perfeito nos lembraremos que fomos os pioneiros com a atração dos carros antigos e demos continuidade à tradição de muitos anos da Stock Car”.
Mas, não só de adversidades vivem os antigomobilistas. O CVANL, com este grupo, saiu na madrugada em direção à Curvelo, em uma estrada maravilhosa construída especialmente para acesso ao autódromo, presenciaram o nascer do sol com lindas paisagens e enquanto os carros estavam em exposição, puderam visitar os boxes e conhecer personalidades como os pilotos da Fórmula 1 Rubens Barrichello e Antônio Pizzonia, da Fórmula Indy como Bia Figueiredo, o penta campeão da Stock, Cacá Bueno, o comentarista e apresentador da Rede Globo e SporTV Reginaldo Leme, entre tantos. Assistiram as corridas e se divertiram muito como mostram as fotos desta reportagem. Só não houve o desfile dos carros antigos antes da corrida porque estes poderiam levar a terra e as pedras que circundam a pista para ela tornando-a mais perigosa para os pilotos.
Assim, esse grupo, além de não deixar a Stock Car com uma corrida sem essa exposição, permitiu ao público que se dirigiu ao Circuito dos Cristais apreciar o automobilismo de competição e o automobilismo de contemplação.
Texto e fotos: João Baptista Jorge Pinto Filho
Edição: Fernando Barenco
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