A hora e a vez dos clássicos do ‘Velho Mundo’
Jaguar, Morris, Rolls-Royce, Fiat, Alfa Romeo, Porsche e outros modelos europeus fizeram o sucesso da segunda edição deste evento
O Ponteio Dream Cars 2017 aconteceu entre os dias 14 e 27 de setembro no Ponteio Lar Shopping, em Belo Horizonte-MG. Realizado pelo Clube de Veículos Antigos de Nova Lima-CVANL com o apoio do Instituto Cultural Veteran Car-VETERAN MG, Clube de Veículos Antigos de Minas Gerais -CVAMG , FBVA e do Portal Maxicar de Veículos Antigos.
Essa é a segunda edição da mostra e a cada ano temos um seguimento da indústria e uma personalidade homenageados. No ano passado os 60 anos da Indústria Automobilística Brasileira e o jornalista Boris Feldman foram os destaques.
Este ano a Indústria Europeia foi a reverenciada e dois europeus receberam suas estatuetas como homenageados. O primeiro foi o engenheiro e piloto Pino Marinelli, que começou sua carreira nos Estúdios Abarth em Turim, passando em seguida para a Fiat. Mudou-se para o Brasil em 1974 para erguer uma nova fábrica da marca. Lançou o Fiat 147 em 1976 e foi campeão do primeiro Campeonato Brasileiro de Marcas com o carro que acabara de lançar. Atualmente é chefe da equipe Marinelli Team.
O outro reverenciado foi o jornalista Emílio Camanzi pelos 50 anos de carreira passando pelo jornais: Diário da Tarde-MG, Estado de Minas e Jornal da Tarde-SP. Pelas revistas Quatro Rodas, Playboy, Super Moto, Esportes Náuticos, Grid e Auto Esporte. Apresentou o programa Vrum do SBT e atualmente apresenta o ‘Carros com Camanzi’ em seu canal no YouTube.
A homenagem aconteceu em um almoço de confraternização oferecido pelo Shopping Ponteio para expositores e diretoria do CVANL no dia 17/09 com show de blues e jazz de Edson Morais. Agradecimentos especiais foram feitos ao Sr. Cledorvino Belini, o presidente da Fiat Automóveis, que a revolucionou transformando a montadora de Betim-MG na segunda maior do mundo, sendo também o grande responsável pela aquisição da americana Chrysler. Ele cedeu um veículo de sua coleção para essa exposição, o Fiat Modelo 514, ano 1930.
Também recebeu agradecimentos especiais o presidente do Veteran MG, Dr. Otávio Pinto de Carvalho, que levou a fantástica Alfa Romeo Giulia Spider 1964 para a mostra. E o Dr. Guilherme Lacerda, presidente do CVAMG que por coincidência também levou uma Alfa Romeo, a GTV 1972.
Para completar o time de carros italianos, também estavam lá encantando, principalmente às crianças, dois Fiat 500 de mesmo ano e mesma placa, ambos 1969, dos irmãos Leonardo e Darciley Campos Oliveira e o Fiat 600 de Cleber Amorim. Na confraternização estiveram presentes também os atuais campeões da Old Stock Car Vinícius Pimentel e Rodrigo Giordano. São parceiros, amigos, sócios, formam uma dupla campeã e, por coincidência, são pai e filho. Levaram este ano para o Dream Cars o Porsche 928 1979 e o Morris Mini Cooper 1978, réplica fabricada em sua empresa.
Destaques dos classificados
Também presente a essa festa do automobilismo em Minas a Sra. Neusa Botinha representando as mulheres antigomobilistas na exposição, com seu Jaguar MK IX Automatic 1959. São várias no CVANL.
Os carros ocuparam todos os lugares do shopping. Os objetos à venda nas lojas pareciam decorar a exposição com temas europeus. Bem na entrada principal estava o Triumph Roadster 1947 do artista francês Patrick Cuenot que só possui carros raros em sua coleção. Alguns ficam no Brasil e outros na Europa. Chegou de Paris no dia 12/09 e no dia 13/09 bem cedinho levou seu carro à exposição, lembrando-se da promessa que havia feito três meses antes, quando embarcou para a França.
Em frente a ele, outro imponente inglês, o Rolls-Royce Silver Shadow 1975 (foto principal) de Paulo Nunes. As marcas francesas foram representadas de diferentes formas. O modificado Renault 4CV “Rabo Quente” 1952 do Dr. Manoel Porto e o originalíssimo Citroën 11 BL Traction Avant 1950 de Hugo de Moro. (O 4CV ganhou esse apelido no Brasil por ter motor traseiro e ser muito rápido. Chegavam ao país e logo eram transformados em carros para competições, principalmente em Interlagos).
O BMW 1800 de André Baptista e o BMW 635 CSi de Thiago Rocha arrancaram suspiros pela raridade, pela preservação e pela tradição da marca. Outra alemã não poderia faltar e a Mercedes-Benz foi muito bem representada pela 500 SL 1981 em perfeita conservação.
A Vauxhall, tão popular na Inglaterra e tão rara no Brasil, também esteve presente com o Wyvern 1949 de Plínio Fernandes. Evandro Kalil também levou um ‘lord’ inglês, o MG A 1955.
Fechando a lista, estava lá um carro que foi fabricado por 41 anos. Foram vendidas 16,8 milhões de unidades desse que é o símbolo da indústria automobilística russa: o Lada Laika. Esse foi o ‘dream car’ de muitas famílias na Rússia e no Leste Europeu. Parabéns Dr. Luís Augusto Malta por preservar um carro histórico como esse.
Havia sido reservada uma surpresa. O Ponteio Dream Cars Europa recebeu a visita de uma norte-americana muito bem-vinda. A caminhonete Chevrolet 3100, ano 1951 do casal André Jardim e Júlia Prates. Eles a transformaram em MotorHome e sairão em uma viagem pelo mundo, pelos 5 continentes. Turistas japoneses que visitaram a exposição ficaram surpresos quando souberam que ela passará pelo Japão rodando com seu motor original. André montou e expôs, no jardim em frente ao shopping, toda a estrutura que o casal usará, até a barraca, que fica em cima do MotorHome. Este contém um cômodo com sofá, geladeira, fogão, pia e todo o ‘conforto’ que terão nessa aventura denominada ‘Expedição na Estrada‘.
Enquanto isso, os homenageados deste ano receberam os visitantes para um bate-papo na sala denominada ‘Clube do Livro’ onde Emílio Camanzi autografou seu livro ‘Guia Off Road’.
Assim foi o Ponteio Dream Cars 2017 – Europa. O CVANL, com um ano de antecedência, já está com tudo pronto para a próxima edição. Quais surpresas virão por aí? Qual indústria e qual personalidade serão homenageadas? Saiba aqui, em primeira mão, no Maxicar!
Texto e fotos: João Baptista Jorge Pinto Filho
Edição: Fernando Barenco
CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER.
Deixe seu comentário!