A tradição de automóveis rápidos sejam sedans ou cupês, numa das mais famosas empresas de esportivos no mundo, a Alfa Romeo de Milão, é uma tradição desde sua fundação no século passado, em 1906. Essa imagem se consolidou nas pistas...
Com motor transversal e pesando apenas 570 quilos, o Mini teve diversos fabricantes, muitas versões e fez grande sucesso mundo afora
No final dos anos 1940 o VW Sedan já era um sucesso e os diretores da empresa queriam um esportivo, de projeto simples, baseado neste. Queriam diversificar a linha. Os...
Baseado no pacato sedan Plymouth Valiant, da empresa Chrysler, nasceu um esportivo marcante de nome Barracuda. Este nome é de um peixe alongado e fino...
Em 1954 era fundada a Societé Anonyme des Automobiles Alpine. Deste nome da cadeia de montanhas européia nascia em 1955 um 2+2 lugares, mais para dois, com linhas...
O Dauphine, cujo nome código era R1090, foi lançado na França em 6 de março de 1956, no Palácio de Chaillot, em Paris. Nasceu para substituir o Renault 4CV, ...
Um veículo que teve na versatilidade o segredo da longevidade O projeto do utilitário mais famoso do mundo começou a ser esboçado em Wolfsburg, na Alemanha, logo após a...
A indústria automobilística nacional nasceu na metade da década de 1950. A Vemag Implementos Agrícolas havia trazido da Alemanha o já defasado Vemaguete, depois o Belcar...
É muito interessante um carro ser projetado num país, começar a ser fabricado e ter vida curta em outro e num terceiro, ser famoso e ter uma vida maior. Esta é a...
Em meados da década de 1960, nossos carros médios e grandes já acusavam o peso da idade e a importação de carros grandes, principalmente dos Estados Unidos era...
Nos meados dos anos 1950 os primeiros carros produzidos no Brasil começaram a ganhar as ruas das cidades. Nossa frota na época, em todo o país não passava de um milhão...
A Chrysler americana, eterna terceira colocada nos Estados Unidos, atrás das grandes Ford e GM, chegou um pouco tarde no Brasil, quase na década de 70. O processo...
No dia 22 de março de 2014, teve início uma viagem de 2.300 quilômetros para comemorar os quarenta anos do lançamento Alfa Romeo 2300 em território brasileiro. Os...
A FIAT do Brasil foi inaugurada em 9 de julho de 1976 para produzir aqui o pequeno Fiat 147 derivado do modelo italiano 127. O evento foi tão importante que contou com a...
No Brasil da década de 60 já estavam instaladas as montadoras americanas General Motors e a Ford, que adquirira a Willys. Em 1967 a Chrysler assumia a Simca que...
Até o final da década de 60, a Volkswagen só produzia na Alemanha carros com motor refrigerado a ar. Eram o VW Sedan (nosso Fusca); a Kombi; o Jipe 181 — uma espécie de...
Em 1976, no Salão do Automóvel em São Paulo, era apresentado mais um esportivo nacional com carroceria em plástico reforçado com fibra-de-vidro e as consagradas...
Os americanos deixaram vários jipes na Europa e nos Estados Unidos e estes tiveram e ainda têm longa vida. No velho continente, o robusto e famoso Land Rover...
Homens arrojados desenvolveram o esportivo nacional mais famoso, bonito e original. Tudo começou quase na metade da década de 1960, quando nossa indústria...
Na Alemanha, a 4ª geração do Kadett foi lançada em 1973 e no Brasil com o nome de Chevette. Era o caçula da família Opel até o lançamento do Corsa na década de 90. Seus...