Lista que tem Ferrari, Mercedes-Benz, Jaguar, Lamborghini e BMW, ganha agora o reforço do Grupo Fiat Chrysler Automóveis
Imagine poder restaurar seu carro antigo na própria fábrica, por profissionais hiper especializados e somente com peças originais. Sonho distante? Talvez aqui no Brasil. Mas na Europa vem tomando corpo entre as grandes fabricantes de automóveis nos últimos anos a filosofia de preservação de seus modelos históricos. E isso vem se traduzindo através da criação de departamentos especializados na restauração desses automóveis.A maioria desses centros de excelência restaura não apenas clássicos de seus acervos, mas presta serviços também para os colecionadores. De modo geral, faz parte também do pacote de serviços a emissão de laudos e certificados de originalidade, documento que pode multiplicar o valor do automóvel.
A italiana Ferrari foi uma das pioneiras, com o Ferrari Classiche, que teve suas atividades iniciadas em 2006. Você que é ligado em automóveis já deve ter visto algum documentário a respeito nos Canais Discovery.
Sua arquirrival Lamborghini mantém também seu Polo Storico, oferecendo os mesmos serviços a seus clientes: manutenção, restauração, venda de peças e literatura impressa ou digital.
Já a inglesa Jaguar criou seu Jaguar Heritage em 1981, mas o setor destinado a restaurações teve as atividades iniciadas somente em 2015. Antes disso o Heritage se dedicava apenas à preservação de automóveis, documentos, peças, ferramentas e certificados. A oficina fica em Coventry e a empresa busca e entrega o veículo em qualquer localidade do reino Unido e o cliente pode fazer uma visitinha durante a restauração de seu Jaguar.
É claro que três das mais tradicionais marcas alemãs não poderiam ficar de fora. A da BMW se chama BMW Mobile Tradition e fica junto ao edifício da BMW Classic, que guarda o enorme acervo da marca.
Já a Mercedes Benz mantém em Stuttgard seu Classic Center, que não chega a fazer restaurações, mas faz manutenções, fornece peças e dispõe de literatura para qualquer modelo.
A Porsche também tem sua oficina de clássicos, que é voltada não apenas para o cervo de seu próprio museu, mas também para serviços a terceiros. Além de restaurações completas, presta todos os serviços da Mercedes-Benz.
Destaques dos classificados
E agora é a vez da FCA (Fiat Chrysler Automóveis) apresentar o seu projeto Reloaded by Creators, que funciona de forma um pouco diferente dos que citamos acima. Ao invés de restaurar clássicos de clientes, a FCA irá vender modelos de quatro de suas marcas europeias — Fiat, Alfa Romeo, Lancia e Abarth (a Ferrari deixou o grupo em 2016) — que serão restaurados em sua Officine Classiche.
Segundo à empresa, serão postos a venda sempre poucos exemplares, de modelos considerados históricos, em conservação equivalente a um carro novo e autenticidade certificada pela empresa. No momento, estão sendo oferecidos 5 modelos, cujas informações comerciais podem ser obtidas através de um formulário de consulta no próprio site da empresa: Alfa Romeo Spider 1991, Fiat 124 Sport Spider Europa 1981, Lancia Appia Coupê 1959, Lancia Fulvia Montecarlo 1973 e Alfa Romeo SZ 1989.
Chega a soar meio estranho para um gigante como o Grupo FCA, se aventurar em um negócio minúsculo como esse, se comparado aos bilhões de dólares que fatura anualmente, comercializando seus produtos em 190 países.
Texto e edição: Fernando Barenco
Fotos: sites oficiais das marcas citadas
Deixe seu comentário!
CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER.
1 Comentário