Os pesos-pesados foram os reis da festa
Caminhões e cavalos mecânicos foram os destaques de mostra que reuniu também pick-ups, automóveis, veículos militares, off-roads e motocicletas
Ssumaré, no interior de São Paulo, sediou no último final de semana — 03 e 04 de março — uma exposição de veículos antigos, onde os destaques foram os caminhões e cavalos mecânicos.O evento aconteceu no Expo Águas e contou com a participação também de pick-ups originais e modificadas, Jeeps e outros veículos off-road, motocicletas e claro, automóveis de passeio.
Os fãs de pesos-pesados puderam ver de perto aqueles enormes cavalos mecânicos, que antes eram apenas admirados em filmes americanos dos anos 1970, caso dos Kenworth, Mack, Freightliner e GMC. Quem curte mais os de origem europeia tiveram diversos exemplares Scania e Mercedes Benz — fabricados na Alemanha e no Brasil, além de um FNM D1100, genuinamente nacional, produzido sob autorização da italiana Alfa Romeo.
Caminhões de Bombeiros? Teve também. Esses três da foto acima foram importados recentemente dos “States”. O último no fundo, por exemplo, é um Ottawa-Beck 1500/500 fabricado em 1987 e pertencia ao departamento de incêndio do Warner Bros Studios, de Los Angeles, Califórnia. Com o perdão do trocadilho: coisa de cinema!
O número de motocicletas clássicas foi muito bom, incluindo Hondas, Yamahas, Harley-Davidson, entre outras marcas. Embora tenha jeitão retrô, a Royal Enfield com sidecar nada tem a ver com a clássica motocicleta inglesa cuja fábrica encerrou suas atividades na década de 1970. Foi fabricada na Índia em 2012.
Entre os automóveis importados, destaque para o incrível Ford Torino Fastback GT 1968, uma espécie de ‘irmão maior’ do Mustang. Mas essa semelhança permaneceu só até 1970, quanto o Torino passou por uma completa reestilização. Não podia faltar também o próprio Mustang, em modelos da primeira e segunda gerações.
Entre os modelos nacionais, um belo sexteto de ‘novos clássicos’, Gols GT/GTS/GTI, que ao que tudo indica, pertencem todos ao mesmo feliz proprietário. O modelo é um dos mais cultuados entre os esportivos nacionais das décadas de 1980 e 90, principalmente entre os colecionadores que estão na casa dos 30, 40 anos.
Em meio as diversas Chevrolet 3100 “Boca-de-Sapo” dos anos 1950, uma controversa pick-up moderna, que já virou cult. Estamos falando da Chevy SSR, um modelo fabricado apenas entre 2003 e 2006, que tem estilo que mistura vintage com hot rod, e ainda por cima é conversível! Seu design foi inspirado na 3100 produzida em 1954 e 55 (primeira série), que ficou conhecida no Brasil como “Boca de Bagre”. Até que lembra um pouqinho mesmo! Mas a SSR não agradou muito na época e foram vendidas apenas cerca de 24 mil. No Brasil existem poucas. Futuro clássico, na certa!
Destaques dos classificados
Texto e edição: Fernando Barenco
Fotos: Odair Ferraz
CADASTRE SEU WHATSAPP PARA RECEBER.
Deixe seu comentário!