Modelo teria sido desenvolvido a pedido dos Correios. Dois protótipos de teste teriam sido entregues à estatal, em Brasília
Na cobertura do 18º Encontro de Antigomobilismo de Santana de Parnaíba – SP, que aconteceu no último domingo — 30 de junho — nos chamou a atenção a foto de um certo furgão Gurgel BR 800, clicado por Odair Ferraz. A princípio, não demos muita bola, pois pensamos tratar-se de alguma adaptação de fundo de quintal. Mas instigados pelo próprio Odair, decidimos investigar o assunto.
Furgão fotografado em Santana de Parnaíba, SP
Descobrimos que essa versão foi de fato fabricada, mas não há muita coisa disponível sobre o assunto. O site clubedogurgel.com.br publicou que dois protótipos de teste foram encomendados pelos Correios à Gurgel. Se tudo corresse como esperado, os furgõezinhos passariam a fazer parte da frota da estatal, em substituição a outros utilitários e às motocicletas. Na internet encontramos essa pequena foto de um modelo devidamente caracterizado. Com certeza é um desses dois protótipos, que também segundo o clubedogurgel.com.br, foram entregues em Brasília, com direito inclusive a solenidade.
Um dos furgões encomendados pelos Correios
Esse carro fotografado em Santana de Parnaíba, de acordo com os registros públicos do RENAVAM, trata-se de um Gurgel BR 800 1989, com chassi final 01115, e nenhuma menção à ao fato de ser um Furgão. Seria ele um dos protótipos dos Correios, que foi pintado de branco? Ou a Gurgel no embalo pôs em produção essa versão?
Destaques dos classificados
A extinta revista Oficina Mecânica publicou em sua edição 212 de 2004, uma reportagem sobre o que havia restado da fábrica da Gurgel, em Rio Claro – SP, dez anos após a sua falência (1994). Em uma das fotos há um furgãozinho BR800 abandonado em um dos galpões, junto com outros carros.
Este estava abandonado nas instalações da Gurgel em 2004
![](https://www.maxicar.com.br/wp-content/uploads/2023/10/wz-1.jpg)
Note que há pequenas diferenças entre os três furgões. Cada um deles têm um modelo de retrovisor. O da fábrica tem grafismos no parachoque e lateral, que os demais não possuem. Já os baús do de Santana de Parnaíba e o dos Correios são diferentes nas laterais.
Pelo que pudemos apurar, houve o desenvolvimento de protótipos para outras versões desse pequeno Gurgel: pick-up, taxi e mini-van.
Com a palavra os especialistas em Gurgel.
Texto e edição: Fernando Barenco
Fotos: Odair Ferraz, Oficina Mecânica e Clube do Gurgel
Deixe seu comentário!