Primeira edição da mais importante e famosa prova da Fórmula Indy aconteceu em 1911

Os Pace Cars das  500 Milhas de Indianapolis

A edição 2022 das 500 Milhas de Indianapolis acontece no dia 29 de maio. É a sexta etapa da NTT IndyCar Series, popularmente conhecida no Brasil como “Fórmula Indy”.

Também chamada simplesmente de “Indy 500”, as 500 Milhas de Indianápolis chega em 2022 à sua 106ª edição.  A estreia aconteceu em 1911, mas foi interrompida durante as duas Guerras Mundiais.

É a mais importante e famosa prova da Fórmula Indy. 24 pilotos brasileiros já participaram e quatro foram campeões: Emerson Fittipaldi (1989 e 1993); Gil de Ferran (2003); Hélio Castroneves (2002, 2003, 2009 e 2021); Tony Kanaan (2013).

Conheça alguns dos mais legais Pace Cars da Indy 500 durante esses mais de 100 anos.

Imagens da primeira corrida, em 1911

Foi o primeiro Pace Car da Indy 500. Escolhido por ter sido o campeão da primeira corrida realizada no Indianapolis Motor Speedway, dois anos antes. Era fabricado pela Dayton Motor Car Company, uma empresa que teve vida bem curta: 1905 a 1914.

1911 - Stoddard Dayton

Fundada em 1919 por Harry C. Stutz, o fundador da fabricante de automóveis Stutz. A HCS fabricou automóveis de passeio somente até 1925, dedicando-se nos anos seguintes à produção de táxis.

1921 - HCS 6

A linha 120 era a mais popular da Packard naquele ano. A nomenclatura fazia referência ao motor de 8 cilindros em linha. A partir de 1936 o Pace Car da Indy 500 passou a ser dado ao campeão da prova, uma tradição que permanece até hoje.

1936 - Packard 120 

Apenas seis exemplares deste Phaeton foram produzidos. Esta corrida teve uma curiosidade: houve dois vencedores: Floyd Davis e Mauri Rose, que o substituiu a partir da 73ª volta. Assim, nenhum dos dois ganhou o Pace Car dessa vez.

1941 - Chrysler Newport 

Em 1952 a Studebaker completava 100 anos de fundação. O Pace Car escolhido era um automóvel básico, de linha, e foi conduzido pelo próprio vice-presidente executivo da empresa, P.O. Peterson.

1952 - Studebaker Commander 

1955 foi o ano da Chevrolet, que apresentava sua nova linha, até hoje lembrada como uma das mais revolucionárias de todos os tempos. Como Pace Car foi escolhido um belo Conversível, com motor V8 de 180hp.

1955 - Chevrolet Bel Air

A grande bossa desse automóvel estava em sua cor, um tom de dourado que jamais foi usado pela Ford nos Thunders de linha. Era a 50ª edição da 500 Milhas de Indianapolis e foram fabricados apenas 34 carros dessa série especial.

1961 - Ford Thunderbird

1967 foi o ano da resposta da GM ao Ford Mustang, com o Camaro, que acabara de chegar ao mercado. Foram fabricados quatro Conversíveis RS/SS especiais, como motores V8 modificados e câmbios automáticos.

1967 - Chevrolet Camaro

O ano em que o Pace Car sofreu um grave acidente. Na volta de apresentação, o Dodge Challenger atingiu a área dos fotógrafos. 29 deles ficaram feridos. Por superstição, o campeão Al Unser não quis levar o carro.

1971 - Dodge Challenger

Este esportivo já havia sido o Pace Car dois anos antes. Como em 1974 o modelo não contava com uma versão Conversível, adaptou-se um Hardtop, cortando o seu teto e dando aquela apimentada no motor.

1974 - Oldsmobile Cutlass Hurst

Foi a primeira vez do Corvette como Pace Car de Indianapolis. Para a corrida foram feitos três exemplares. Fez tanto sucesso, que a Chevrolet fabricou outros 6.502 deles, um para cada uma de suas concessionárias.

1978 - Chevrolet Corvette

Foi o primeiro Pace Car da Indy 500 com motor de 4 cilindros, desde o Stutz de 1912. Mas seu motor L Super Duty 2.5 de 232hp possuia 140hp a mais do que as das 2.000 unidades de rua fabricadas depois, para o consumidor.

1984 - Pontiac Fiero

1991 foi um ano de polêmica. O Pace Car seria o Dodge Stealth, fabricado no Japão em parceria com a Mitsubishi. Muitos não gostaram. Então ele foi substituído pelo Viper, que sequer ainda havia sido lançado.

1991 - Dodge Viper

Uma minivan. Esse é o mais estranho Pace Car da Indy 500. A intenção era evidenciar a marca Oldsmobile, que acabou sendo descontinuada três anos depois.

2001 - Oldsmobile Bravada

Este ano foram dois Pace Cars, ambos do modelo Z-06: o Hardtop, em tons de verde e amarelo, foi pilotado por Emerson Fittipaldi. Já o Conversível foi uma homenagem aos 30 anos do primeiro Corvette Pace Car de 1978.

2006 - Chevrolet Corvette

Desde 1997 a General Motors é a marca oficial dos Pace Cars da Indy 500. E a partir de 2004, o Corvette tem divido com o Camaro esse privilégio. Em 2015, a escolha recaiu sobre o Z-06, que foi conduzido por Jeff Gordon, piloto da NASCAR.

2015 - Chevrolet Corvette

Este ano, mais um Z-06. O esportivo modelo 2023 — que comemora os 70 anos do Corvette (lançado em 1953) — será conduzido pela mulher mais rápida da história das 500 Milhas de Indianápolis, Sara Fisher.

2022 - Chevrolet Corvette

CURTE CARROS CLASSICOS?