Moda entre os carros americanos dos anos 1950, o estepe posicionado na traseira confere classe e elegância. Saiba quando o Kit Continental foi criado e porque ganhou esse nome
Como nasceu o KIT CONTINENTAL
Na década de 1910 os fabricantes de automóveis começaram a ver a necessidade do uso dos pneus sobressalentes. Como os carros não possuíam um local específico para isso, o estepe ficava preso na lateral ou na traseira do veículo.
A origem
Naquela época aquelas quase carruagens motorizadas usavam em geral rodas de madeira e o estepe era composto apenas do pneu. Alguns modelos carregavam dois, que ficavam presos juntos, como nesse Packard 1912.
Duas décadas depois, os automóveis já haviam evoluído bastante. As carrocerias eram bem mais fechadas e integradas e o pneu extra já havia ganhado um espaço só dele, dentro do porta-malas.
Em 1939 a sofisticada linha Continental da Lincoln trouxe a novidade: o estepe que ficava apoiado no parachoque traseiro, que era recuado para trás, ganhando alguns centímetros extras.
O Pioneiro
A roda era recoberta por uma capa de metal da cor do carro. Mas o acessório não foi oficialmente batizado de ‘Kit Continental’. Recebeu esse apelido depois, pelos próprios fãs de automóveis.
Quem levou a ideia para os Estados Unidos foi o então Presidente do Grupo Ford, Edsel Ford, após uma viagem que fez à Europa, onde viu automóveis esportivos com algo semelhante, como esse BMW 327 1938.
Na década de 1950, a moda continuou com mais força. Até carros menores e mais populares como o Rambler 1953, da Nash adotou o Kit Continental. Depois foi a vez da Linha Hudson de 1955.
Década de 1950: o auge
Em 1956 e 1957 a Ford também equipou o esportivo Thunderbird com estepe na parte traseira.
Para vários modelos — caso, por exemplo do Bel Air, da Chevrolet era possível adquirir o Kit na compra de um carro zero km, como opcional.
Mas paralelo aos Kits Continentais originais de fábrica, havia os fabricantes independentes, que os produziam para as mais diversas marcas: Chevrolet, Ford, Buick, Cadillac, Oldsmobile, Chrysler…
Em 1968 a Lincoln trouxe de volta o kit Continental, em versão modernizada. Na tampa do porta-malas do Mark III vinha estampado o desenho do estepe. Mas era apenas decorativo, já que o estepe não ficada acondicionado ali.
Até hoje o Kit Continental é muito popular entre os entusiastas. Clássicos com aquele inconfundível estilo dos 1950, ficam ainda mais vistosos (e maiores!) quanto equipados com o Kit Continental.
Nós também tivemos nosso carro com o Kit Continental. Só que na década de 1960, quando o estilo dos carros americanos já havia mudado e o Kit continental tinha saído de moda por lá. Estamos falando do Presidence, o top de linha da Simca.
No Brasil
Na América do Norte o Kit Continental é fabricado até hoje. Uma empresa canadense chamada Continental Interprises, por exemplo, produz o acessório para cerca de 200 modelos!
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