Mercedes-Benz 1955 pertencia ao acervo histórico da própria MB e foi vendido em um leilão “secreto”
Desde os primeiros dias de maio, os sites especializados não falavam em outra coisa: um Mercedes Benz 300 SLR Uhlenhaut Coupé 1955 teria se tornado o carro mais caro do mundo. A causa do bochicho: um leilão “secreto” que teria acontecido na Alemanha.
Depois de dias de especulação, a casa de leilões RM Sotheby’s e a própria Mercedes-Benz, confirmaram a venda por nada menos que € 135 MILHÕES! Valor que equivale a R$ 700 milhões!
VAMOS CONHECER UM POUCO ESSA MARAVILHA SOBRE RODAS?
No início dos anos 1950, a Mercedes-Benz era uma das principais potências do automobilismo mundial. Em sua equipe nomes como o inglês Stirling Moss e o Argentino Juan Manuel Fangio, esse Campeão Mundial de Fórmula 1 em 1954 e 1955.
Também em 1955 a Mercedes-Benz venceu o Campeonato Mundial de Resistência com o monoposto conversível 300 SLR (W196S), pilotado por Stirling Moss. Vitórias também na Mille Miglia e Targa Florio.
Entusiasmada com seus resultados nas pistas, a Mercedes-Benz encomendou a Rudolf Uhlenhaut — chefe da divisão de carros de competição — uma versão de teto rígido do 300 SLR, mais adequado para provas de longa duração.
Foram construídos dois protótipos. E o modelo foi batizado de Mercedes-Benz 300 SLR Coupé. Mais tarde, seria acrescido o apelido “Uhlenhaut” ao nome.
No entanto, o famoso acidente envolvendo um carro da Mercedes-Benz nas 24 Horas de Le Mans — que matou mais de 80 pessoas — fez com que a MB desistisse das corridas, o que mudou o destino do novo 300 SLR Coupé.
Além da participação nas competições, a Mercedes-Benz planejava produzir uma versão de rua desse novo carro de corridas. Mas o projeto ficou mesmo apenas nos dois protótipos.
Um desses carros, o de chassi 196.110-00008/55 — que agora se tornou o mais caro do mundo — foi usado normalmente por seu criador, Rudolf Uhlenhaut. Daí a inclusão do apelido no nome do carro.
Restaurado em 1986, participou de Importantes eventos na Europa e EUA, como o Oldtimer Grand Prix em Nürburgring, o Goodwood Festival of Speed e o Pebble Beach Concours d'Elegance.
Os dois exemplares do 300 SLR Uhlenhaut Coupé sempre permaneceram no acervo histórico da Mercedes-Benz, que agora decidiu que era hora de vender um deles.
Os 135 milhões de Euros (R$ 700 milhões) serão destinados a bolsas de estudo e pesquisa na área de ciência ambiental. O nome do comprador não foi divulgado.
Com portas “asa-de-gaivota” como os famosos 300SL, o 300 SLR Uhlenhaut Coupé foi o carro de rua mais rápido da época, podendo chegar aos 290 km/h
Para dois ocupantes, tem carroceria em liga de magnésio, o que o torna leve, pesando apenas 998 kg. Seu motor é um V8 de 3.0 litros e 310 cv.
Fotos: RM Sotheby’s Videos: RM Sotheby’s e British Pathé Texto e edição: Fernando Barenco