Coleção particular fica no bairro do Ipiranga, em São Paulo – SP
Em exposição exemplares nacionais e importados, além de várias séries especiais. São 28 Fuscas, alguns ainda zero quilômetro!
Como é uma coleção particular, não fica aberto constantemente ao público. Mas abre à visitação algumas vezes ao ano, com divulgação pelo Instagram.
A última visitação pública aconteceu nos dias 25 e 26 de março de 2023. Então, se você perdeu essa oportunidade, fique ligado. Mas enquanto isso, veja alguns dos Fuscas que podem ser admirados lá.
Pé de Boi 1965 – Versão ultra-popular. Disponível apenas em duas cores, tinha acabamentos em branco e nenhum cromado. O interior era paupérrimo e nem marcador de gasolina tinha.
“Cornowagen” 1965 – Outra versão raríssima. É o 1200 convencional, mas com teto solar metálico. Por puro preconceito, logo ganhou a pecha de “carro de corno” Assim a VW encerrou sua produção no mesmo ano.
1600S “Bizorrão – Fusca com pretensões esportivas, foi fabricado apenas entre 1974 e início de 1975. Tinha motor 1600, rodas aro 14 e acabamento preto em fibra de vidro sobre o capô. Bancos reclináveis e instrumentos extras eram diferenciais no interior.
Série Prata – Lançada em 1980, foi a primeira série especial do Fusca no Brasil. Tinha parachoques pintados, vidros verdes e interior mais luxuoso, com bancos em veludo exclusivo e carpetes. Tiragem entre 100 e 200 unidades.
Última Série – Edição limitada de 850 exemplares numerados que marcou o fim da produção do Fusca, em 1986. Esse do Museu do Fusca permanece zero quilômetro até hoje!
Série Ouro – Outra edição de despedida, dessa vez em 1996. A tiragem foi maior: cerca de 1.350 unidades. Esse tem a chamativa cor “Vermelho Dakar”, uma das quatro disponíveis.
“Zwitter” – Modelo de transição entre o “Split” e o Oval. Fabricado entre 1952 e 1953. Manteve o vidro bi-partido com interior da nova versão. “Zwitter” significa “hermafrodita”, em Alemão.
Oval com mão inglesa – Exemplar fabricado em 1953 para o mercado britânico, tem o volante do lado direito. É da versão de luxo, com teto solar.
Cabriolets – Foram encarroçados pela Karmann sob encomenda da VW de 1950 a 1980. O Museu do Fusca possui vários desses incríveis conversíveis, como esse 1955. E Ainda...
1963
1979
Entre outros!
Standard 1972 – O pé de boi alemão. O acabamento é simples, com parachoque arredondado como nos modelos dos anos 1960 e o motor, acredite, é 1200. Vendeu muito pouco.
1303 Sport – Versão esportiva de 1973 foi a fonte de inspiração do brasileiro 1600S Bizorrão. Tinha detalhes diferentes do Superbeetle padrão e esse chamativo amarelo era uma de suas cores.
Última Edición 2003 – Produzida no México, essa série especial de 3 mil unidades marcou a despedida do Fusca no mundo Inteiro. Vieram para o Brasil apenas 15 unidades. Esse do Museu do Fusca permanece zero km!
Fotos: Odair Ferraz Texto e edição: Maxicar.com.br