DKW: os modelos que nunca tivemos no Brasil

Enquanto tínhamos aqui Belcar, Vemaguet, Candango e Fissore, vários outros modelos eram lançados na Alemanha

A marca alemã DKW chegou ao Brasil em 1956, através da VEMAG (Veículos e Máquinas Agrícolas S.A.), que até então montava veículos da norte-americana Studebaker e da sueca Scania Vabis.

O primeiro modelo DKW brasileiro foi a perua F-91 Universal, lançada em novembro de 1956. Posteriormente o modelo evoluiu, passando a ser baseada na F-94 alemã, sendo denominada Vemaguet.

No mesmo ano, 1958, eram lançados o Sedan Belcar e o jipe 4X4 Candango.

Outro sedan da linha DKW-Vemag foi lançado em 1964: o Fissore, um carro produzido exclusivamente no Brasil, cuja carroceria foi desenhada pelo estúdio italiano de mesmo nome.

Todos esses modelos tinham o comum o mesmo motor de três cilindros, de ciclo dois tempos, sendo necessário misturar o óleo lubrificante em certa proporção diretamente no tanque de gasolina.

No final de 1967 a Volkswagen do Brasil assumiu o controle acionário da DKW-Vemag e rapidamente encerrou a produção de todos os modelos do antigo concorrente, embora nas propagandas negasse que isso iria acontecer.

A DKW foi fundada na Alemanha em 1916, produzindo no início máquinas a vapor. Depois passou a fabricar automóveis e motocicletas, segmento em que teve grande destaque a partir dos anos 1920.

A DKW na Alemanha

Em 1939, visando se fortalecer comercialmente, a DKW se juntou a Audi, Horch e Wanderer para formar a Auto Union.

A DKW na Alemanha

O primeiro carro de passeio lançado pela DKW na Alemanha após a II Guerra Mundial foi o Sedan F-89, um antepassado de nossos Vemaguet e Belcar, mas equipado com um motor de 2 tempos de apenas 2 cilindros.

A DKW na Alemanha

Na matriz alemã, a Linha DKW foi produzida até 1966 (com a marca Auto Union até 1969), embora a Volkswagen tenha adquirido a Auto Union em 1964.

A DKW na Alemanha

Como dissemos, os carros DKW foram fabricados no Brasil entre 1956 e 1967. Enquanto isso, durante esse mesmo período, foram lançados na Alemanha alguns outros modelos, que nunca tivemos em nosso país.  Vamos conhecer?

Modelos que o Brasil não teve

Embora tenha sido lançado logo depois da II Guerra Mundial, esse utilitário teve vida longa, sendo fabricado até 1962. Tinha versões de carga e de passageiros. O motor era o conhecido 2 tempos, de 2 e depois 3 cilindros.

DKW F-89/Type30 Schnellaster

Modelo similar ao nosso Belcar, mas na versão Coupê, com somente duas portas e sem a coluna central. Opcionalmente, podia ter teto solar. Foi fabricado de 1955 a 1959.

DKW F-93/F-94 Coupê

Essa 'pequena maravilha' conversível foi produzida entre 1955 e 1959. Sua carroceria era da Karmann. Foi exportado para os EUA.

DKW F-93/F-94 Cabriolet

Uma evolução/variação do F-94, fabricado de 1958 a 1969. Usava o emblema Auto Union e não DKW. Era mais potente. A versão 1000S tinha parabrisa panorâmico, o que tornava o desenho das portas diferente também.

Auto Union 1000/1000S

Lançado em 1958 nas versões Coupê e Conversível, era uma evidente cópia do norte-americano Ford Thunderbird, de 1955. Foram fabricados cerca de 6.700 até 1965. Oficialmente também um Auto Union.

Auto Union 1000 SP

Esse simpático sedanzinho de enorme sucesso foi lançado em 1959. Em 1963 ele foi reestilizado, cresceu um pouco e ficou mais potente. Passou a se chamar simplesmente F-11. Teve uma versão Conversível também, a F12.

DKW Junior/F-11/F-12

Esportivo de baixa produção, com carroceria em fibra de vidro. Fabricado entre 1956 e 1958. Com motor de 900 cc e baixo peso, bateu três recordes de velocidade no Circuito de Monza. Foram produzidos cerca de 200.

DKW Monza

Esse bonito sedan foi o último modelo desenvolvido pela DKW e último com motor dois tempos. Fabricado entre 1963 e 1966, teve depois o motor trocado por um quatro cilindros, sofreu pequenas alterações no design e foi rebatizado de Audi F103 (1965-1972).

DKW F102

Redação e edição:  Fernando Barenco - Maxicar

Fotos: Divulgação videos: Youtube

CURTE CARROS CLASSICOS?

Acompanhe as novidades do Maxicar em seu novo CANAL NO WHATSAPP!