Veículos especiais 'made in Brazil'

ENVEMO

A Engenharia de Veículos e Motores Ltda — Envemo — nasceu em São Paulo em 1966. No início era uma preparadora dos motores boxer Volkswagen, fornecendo kits de 1.600, 1.700 e 1.800 cm3.

Tinha ninguém menos que o piloto Chico Landi em sua equipe técnica. Seu primeiro projeto foi o Opala/E, de 1969. A partir de então nasceu uma série de versões especiais de modelos da Chevrolet.

Foi comprada em 1983 pela Engesa. Com a abertura do mercado para os importados em 1994, a Engesa decretou falência, levando junto a sua subsidiária.

Conheça alguns dos famosos projetos da Envemo

Lançado em 1969, era um kit que modificava não apenas o visual do Opala, mas também sua potência. O 6 cilindros rendia 170cv. Câmbio no assoalho e freios dianteiros a disco faziam parte do pacote mecânico.

Opala/E

O Opala ganhava novas rodas, nova grade, faróis de milha, lanternas envolventes, spoilers, entre outros detalhes. No interior, bancos reclináveis individuais, console, volante esportivo e instrumentos extras no painel.

Opala/E

Lançado em 1974. O Chevette levava um “tapa” no visual, com grade retangular com cantos arredondados, rodas esportivas, emblemas, bancos, volante esportivo e console com instrumentos extras.

Chevette Envemo

Essa versão tinha alterações significativas. A carroceria era targa, com cobertura plástica removível na parte dianteira do teto e de lona na parte traseira. O motor passou de 1.4 para 1.6.

Chevette Minuano

Uma das melhores réplicas do Porsche 356 C do mundo chegava em 1979. Versões Coupê e Cabriolet. O Super 90 utilizava o chassi encurtado do VW Brasília com motor VW a ar 1.600 com dupla carburação.

Envemo Super 90

Com carroceria em fibra de vidro e capricho nos acabamentos — com itens originais Porsche — foi fabricado durante apenas 4 anos e teve tiragem pequena: cerca de 200, somadas as duas versões.

Envemo Super 90

Essa versão Envemo da Chevrolet C10 foi lançada em 1982. Tinha várias exclusividades, como caçamba retro ‘step side’, grade especial com faróis duplos, sombrero no vidro traseiro e, para-choques mais ‘parrudos’.

Chevrolet C10 El Paso

Lançado em 1985, poderia vir com grade convencional ou ‘Plus’, que emprestava ao Monza um visual ao estilo do esportivo americano Pontiac Trans Am. Em algumas propagandas da época, ele é chamado de Tropical.

Monza Conversível

A Envemo batizou de Camping a sua bem resolvida versão Station Wagon do Monza, lançada na mesma época do conversível. O acabamento era muito bom e o modelo poderia muito bem ter sido produzido pela própria Chevrolet.

Monza SW

Lançado também na década de 1980, o Kit Buggy Baja era composto por diversos itens, que transformavam o Fusca numa espécie de off-road, valorizando essa vocação natural do VW. A carroceria ganhava várias peças em fibra de vidro.

Fusca Baja

Em 1985 a Envemo lançava uma linha de utilitários especiais baseados na nova linha Chevrolet de Pick-ups: as Séries 10 e 20. Foram batizadas de Step Side, Júnior e Sênior, com cabine simples ou dupla, respectivamente.

Utilitários Especiais

Já a Master e a Blazer eram furgões de passageiros, precursores das SUVs. Havia ainda uma curiosa versão conversível da Blazer.

Utilitários Especiais

Em 1988 a Envemo apresentou um novo SUV, cujo design era baseado no americano Jeep Cherokee. Com chassi do jipão Engesa 4, era muito bem-acabado A mecânica era a Chevrolet a gasolina ou a álcool de 4 e 6 cilindros; também a diesel Perkins 3.9L.

Camper

O Universo dos carros clássicos

• Reportagens • Encontros de carros antigos • Classificados