Ele foi lançado em junho de 1973 e hoje é um dos mais icônicos clássicos brasileiros
O Ford Maverick é um carro oriundo dos Estados Unidos, onde foi lançado em 1969, sendo considerado “compacto”.
Com foi sucesso comercial por lá, a Ford do Brasil optou por fabricar o modelo também aqui, para concorrer principalmente com o Opala da Chevrolet.
O Ford Maverick nacional foi apresentado no VIII Salão do Automóvel de São Paulo em novembro de 1972 e lançado ao mercado em 20 de junho de 1973.
Para os testes e adaptações às condições brasileiras, a Ford do Brasil importou sete Mavericks dos EUA. Três foram para o Centro de Estilo, os demais para o Departamento de Engenharia.
Aqui, o Ford Maverick sofreu inúmeras alterações, tais como: novo desenho do painel de instrumentos, exclusão das luzes laterais da carroceria...
A logomarca também foi alterada. Nos Estados Unidos, ela possuía um esqueleto de cabeça de touro sobre a letra “V”. O simbolismo “country” poderia ganhar outra conotação aqui... Então acabou sendo suprimido.
O primeiro motor utilizado foi o 6 cilindros 3.000 herdado da linha Willys (Aero, Rural, Jeep...). Mas mesmo passando por diversas alterações e melhorias, essa mecânica ficou estigmatizada como antiga, pouco potente e “beberrona”.
Chegou então em seguida o potente motor Ford V8 302, que equipava sobretudo o esportivo GT, embora também pudesse vir em Mavericks de outras versões. O câmbio podia ser manual ou automático.
Em 1975, com a crise do petróleo e as vendas em baixa, o motor de 6 cilindros deu lugar ao 4 cilindros OHC, mais moderno, econômico e de bom desempenho. O V8 302 permaneceu.
O Ford Maverick estava disponível em duas versões: a coupê, de duas portas (a mais vendida) e a sedan, de 4 portas e com 18 centímetros a mais que o coupê (foto).
Em termos de acabamento, havia na primeira fase as versões Super (a mais básica), Super Luxo e GT (a esportiva). Na segunda fase, a partir de 1977, a Super Luxo foi substituída pela LDO, com acabamento ainda melhor (foto).
A Concessionária Ford Souza Ramos, de São Paulo, criou em 1978 o Maverick station wagon, uma versão adaptada a partir do Sedan. Não se sabe ao certo quantas SW foram produzidas, mas o número foi bastante baixo.
Outras versões modificadas do Ford Maverick também estiveram disponíveis no mercado, como por exemplo a 5000R da Concessionária Caltabiano, a Spoiler e a Centauro, que aparece na foto.
O Maverick fez muito sucesso nas pistas de corrida, pilotado por nomes como Emerson Fittipaldi, José Carlos Pace, Luis Carlos Greco, Bird Clemente, entre outros. É inesquecível a Equipe Hollywood!
O Ford Maverick teve vida curta e nunca foi um grande sucesso comercial no Brasil: fabricado de 1973 a 1979, saiu de linha depois de pouco mais de 108 mil carros produzidos.
Hoje é um modelo cultuado pelos colecionadores e exemplares da versão esportiva GT V8 podem alcançar valores equivalentes aos famosos ‘muscle cars’ norte-americanos.