MOPAR  Brasileiro

A Linha Dodge 1969/1981

A americana Chrysler chegou ao Brasil em 1967, através da compra Simca, de origem francesa, que desde 1959 fabricava o famoso Chambord

A CHEGADA

O primeiro Chrysler daqui foi herdado da Simca: o Esplanada, lançado no final de 1967. Ele continuou a ser fabricado, agora com a marca Chrysler, até 1969

A HERANÇA

Antes da chegada da Linha Dodge, a Chrysler ainda lançou um Esplanada esportivo: o GTX. Tinha bancos separados, faixas esportivas e câmbio de 4 marchas no assoalho

O GTX

A estreia oficial da Linha Dodge nacional aconteceu em 10 de setembro de 1969. O primeiro lançamento foi o Dart Sedan 4 portas, já como modelo 1970. Era igual ao americano. O motor era o V8 318, de 198hp

O DODGE CHEGOU!

Com o sucesso do Sedan, foi lançado no final de 1970 (como modelo 1971) o Dart Coupê. Agradou muito o consumidor, que na época preferia os carros de 2 portas

  O COUPÊ

O icônico Charger R/T chegou em 1971. Vinha com faixas laterais, bancos separados, rodas Magnum, grade cromada inteiriça...

O CHARGER

O motor era o mesmo V8 318, mas com taxa de compressão aumentada. Rendia 205hp. Havia também um Charger básico, que não tinha visual esportivo e que no ano seguinte ganhou a sigla LS

Uma versão popular do Dart foi lançada em 1972. Com ares esportivos, o SE era destinado ao público jovem. As cores eram vibrantes e o acabamento simplificado. 

O DART POPULAR

Em 1973 a linha Dodge cresceu. Foram lançados dois modelos de alto luxo, baseados no Dart: o Grand Sedan, de 4 portas; e o Grand Coupê, de 2 portas. O objetivo era concorrer com o Galaxie, da Ford

GRANDE COUPÊ  E GRAND SEDAN

Para concorrer com pequenos como Chevette e Corcel, a Chrysler lançou o Dodge 1800 (Polara em 1976). Era baseado no inglês Hilmann Avenger. Será que  pode ser considerado um MOPAR?

1800/POLARA

Apesar de manter sempre a mesma carroceria, ano a ano a Chrysler apresentava novidades na Linha Dodge. O Charger R/T, por exemplo, nunca repetiu o desenho das faixas esportivas, de 1971 a 1978

SEMPRE DIFERENTES

Este foi o ano do lançamento de dois luxuosos modelos: o Coupê Magnum e o Sedan Le Baron. Toda a linha Dodge ganhou novo visual, com novas frente e traseira, além de novos detalhes de acabamento

1979. NOVOS MODELOS

O Charger R/T perdeu seu apelo esportivo e ganhou visual de gosto bem duvidoso, com pintura em duas cores e ‘persianas’ sobre os vidros laterais. Não agradou

NOVO CHARGER R/T

No final de 1979 a Volkswagen passou a controlar a Chrysler do Brasil, prometendo manter a produção de Dodges. Mas a linha seguiu sem nenhuma novidade e vendas em baixa nos dois anos seguintes

VOLKSWAGEN DODGE

1981. Era chegado o fim da Linha Dodge, que deu lugar aos Caminhões Volkswagen na fábrica da Chrysler. O último Dodge brasileiro a ser fabricado foi o Dart preto chassi 93008.

1981. FIM DO MOPAR NACIONAL