Foi um tremendo sucesso, vendendo mais de 1 milhão de unidades
No dia 8 de junho de 1973 era lançado oficialmente o VW Brasília — que nos habituamos a chamar de ‘a’ Brasília. Então vamos chama-la no feminino aqui.
Um projeto 100% nacional, sob a batuta do designer Márcio Piancastelli, criador também do VW SP2
A concepção mecânica era a mesma do Fusca, com motor boxer traseiro refrigerado a ar.
Seu design era meio indefinido, misturando hatch com station wagon. Muito espaçosa, apesar de ser um pouco mais curta que o Fusca. Em compensação, um pouco mais larga
Assim como a Variant, também da VW, por causa de sua concepção mecânica, a Brasília possuía dois porta-malas: um dianteiro e um traseiro. A grande área envidraçada ajudava na condução e nas manobras. Tinha espaço de sobra para cinco ocupantes
No princípio seu motor 1600 era de carburação simples e rendia 58cv, passando à dupla carburação em 1975.
A mecânica era simples e confiável, como a do Fusca. Mas não era um carro muito econômico. Sempre teve fama de “beberrão”
Foi exportada para países como Nigéria (sob o nome de VW Igala), Filipinas, México, Kuwait, além de alguns vizinhos da América do Sul
Em 1978 passou por uma leve atualização visual: - os parachoques passaram a ser mais quadrados, com polainas plásticas - O capô de um vinco central, passou a ter dois, laterais - As lanternas traseiras lisas foram substituídas por onduladas - Os bancos de couvin ganharam parte central de tecido aveludado
Teve uma versão de exportação com 4 portas, disponível para o mercado brasileiro só a partir de 1978. Mas não fez muito sucesso, pois na época o brasileiro preferia modelos de duas portas. Hoje é rara
No final da década as vendas declinavam. Assim a VW deu um “banho de loja” na Brasília, lançando a versão LS, de acabamento bem superior
Essa top de linha tinha painel mais completo e moderno (1980), bancos de veludo com encosto de cabeça, assoalho acarpetado, cores metálicas, rodas e molduras dos faróis na cor grafite, desembaçador traseiro, vidros verdes...
Junto com a LS a Volkswagen ainda lançou uma versão com motor 1300 com dupla carburação e movido a álcool. Motorização até então inédita para o modelo
O VW Brasília nasceu para substituir o Fusca. Apesar de não ter conseguido alcançar esse objetivo, fez grande sucesso: vendeu 34.756 unidades já no primeiro ano e mais de 1 milhão até 1982, quando deixou de ser fabricada