Quem gosta mesmo de carros, consegue até ver neles um pouco de humanidade. Parece maluquice? Talvez seja mesmo! Pessoas assim percebem facilmente um ‘rosto’ em cada modelo.
Alguns são sisudos, principalmente os das marcas de luxo, como Mercedes-Benz, Bentley e Rolls Royce.
Outros têm caras ameaçadoras, como por exemplo os Mercurys e Buicks dos anos 1950, com suas enormes grades cromadas.
Há os que parecem tristonhos. Hudson Hornet 1951, Ford Falcon 1961 e Morris Mini da primeira geração são bons exemplos.
Mas o assunto aqui é felicidade! Então, listamos alguns simpáticos modelos que estão sempre alegres e que só de olhar já temos vontade de retribuir o sorriso.
A marca alemã representa uma das argolas da Auto Union. Este Roadster de 1936 tinha motor de 6 cilindros projetado por Ferdinand Porsche. Foram fabricados menos de 400.
Esse francês do final da década de 1940 não é exatamente um carro sorridente. Mas nota-se o seu semblante alegre, afinal parece que está assobiando. Isso acontece graças ao formato circular de sua pequena grade.
De toda a nossa lista, este inglês é o automóvel mais sorridente. Lançado em 1959, ele logo ganhou o apelido de “Frog eye” (olhos de sapo). O projeto inicial previa faróis escamoteáveis, mas acabaram ficando fixos sobre o capô por questões de economia.
Com feições que lembram um camundongo (não parece o Topo Gigio?), esse adorável esportivo da Volkswagen rouba sorrisos por onde passa.
Essa versão com grade maior e quatro faróis foi fabricada exclusivamente no Brasil em 1967 e incluía também a SW Vemaguet. A versão anterior havia ganhado o apelido de “Risadinha”. Já ouvimos dizer que essa versão foi apelidada de “Gargalhada”.
Este mini-carro japonês do final da década de 1950 tem um sorrisinho bem discreto, mas que esbanja simpatia. Com motor de 356cc, foi o primeiro automóvel da Subaru.
Bastante vendido também no Brasil no anos 1990, o Twingo foi uma revolução na época por seu design bem fora do comum. Hoje, começa a despontar como clássico. Não é uma simpatia?
Resultado da parceria entre Daimler-Benz e a fabricante de relógios Swatch, o Fortwo é gracioso não apenas pelo sorriso, mas pelas formas diminutas. Pura alegria no trânsito!
Nos últimos tempos a marca japonesa tem se especializado em criar carros sorridentes, como o 3 Neo de 2010 e o CX7. Mas o MX5 é a que mais emana felicidade.
É claro que não poderíamos deixar de citar o Fusca. Apesar de não ter uma grade para caracterizar um sorriso, ele emana alegria, e essa é sem dúvida uma das razões de seu sucesso.