Os carros que a Willys nunca fabricou no Brasil

Conheça alguns modelos disponíveis apenas nos EUA

A Willys Overland do Brasil foi uma subsidiária da Willys americana e chegou em 1952. Dois anos depois começou a produção de veículos no regime de CKD, com o Jeep CJ ou Universal, que chegava encaixotado dos EUA.

Depois vieram a Rural, a Pick-up Jeep, o Aero Willys e o Itamaraty. E ainda o Gordini e o Interlagos, fabricados sob licença da francesa Renault, mas que aqui também tinham a marca Willys.

Em 1967, em uma crise financeira aguda, a Willys foi vendida para a Ford do Brasil, que manteve a fabricação da Linha Willys, exceto Gordini e Interlagos. O último Ford-Willys a sair de linha foi o Jeep, em 1983.

Enquanto isso, na década de 1950 e 60, a Willys americana produzia alguns dos mesmos modelos fabricados aqui, como a Rural (lá ‘Jeep Station Wagon’) e o sedan de 4 portas Aero Willys, além do próprio Jeep.

Mas também vários outros automóveis e utilitários que infelizmente nunca foram fabricados aqui. E é sobre eles que vamos falar!

Enquanto no Brasil o Aero estava limitado a versão Sedan de 4 portas, nos EUA havia uma gama de versões: Ace (Luxo 2 portas),  Falcon (intermediária de 2 e 4 portas) e Lark (básica, de 2 e 4 portas)

Linha Aero

Nos EUA a Linha Aero foi produzida somente de 1952 a 1955, pois já era considerada obsoleta por lá.

Linha Aero

Um utilitário 4X4 muito interessante e robusto, meio termo entre pick-up e caminhão, lançado em 1956. Estava disponível nas versões FC-150 de entre eixos curto e FC-170, mais longo, com opção de rodado duplo. Foram fabricados também em versão militar.

Linha FC

Um prático furgão de entregas produzido entre 1961 e 1975. Disponível nos modelos FJ-3 de chassi curto e FJ-3A, longo. Nos EUA foi empregado nos correios. É fabricado na Índia até hoje com a marca Mahindra.

Fleetvan

Em 1962 foi lançada a Linha Gradiator, composta das pick-ups J-200 e J300; e dos pequenos caminhões J2000, J3000 e J4000. Completava a linha a Gradiator Panel Delivery, um furgão de entregas.

Linha Gladiator

A Linha Gradiator era baseada na SUV Wagoneer, sobre a qual vamos falar a seguir.  Atualmente há uma nova versão da  Gladiator, derivada do Jeep Wrangler

Linha Gladiator

Lançado também em 1962 como um station wagon, o Wagoneer é na verdade um dos pioneiros entre os SUVs. Foi fabricado até 1991, enquanto a marca Jeep ia mudando de mãos.

Wagoneer

Com visual do bom e velho Jeep, o Jeepster foi um conversível com motor V6 de 160cv e tração integral. Era um veículo com vários itens de conforto, para concorrer com o Bronco, da Ford.  Lançado em 1966 sob o selo Kaiser-Jeep.

Jeepster – 2ª Geração

No final dos anos 1940 a Willys americana lançou a 1ª versão do Jeepster, esse adorável conversível, hoje muito raro e valorizado

Jeepster – 1ª Geração

Na mesma época em que a Willys brasileira fabricava sob licença o Gordini e o Interlagos, a Renault na França dispunha de outros modelos, que poderiam ter sido lançados também no Brasil: 4CV (o famoso ‘Rabo Quente’), Fragate, Caravelle e R8, por exemplo.

Modelos Renault

O Universo dos carros clássicos

• Reportagens • Encontros de carros antigos • Classificados