Ele foi pioneiro nos mais variados serviços automotivos e saiu de cena sem deixar muitos rastros
No Brasil desde a década de 1920, o Touring Club foi pioneiro e uma verdadeira potência em serviços automotivos. Seus associados tinham à disposição um grande leque de serviços.
O Touring Club nasceu na Inglaterra antes mesmo do automóvel, em 1875, com a fundação do English Cyclist Touring Club.
Com o surgimento da indústria automobilística, ele mudou seu foco e começou a se espalhar pelo mundo. Chegou a atuar em nada menos que 78 países!
No Brasil o Touring Club chegou em 1923, numa época em que pouquíssimos abastados podiam ter um carro na garagem.
Focado em serviços e turismo, o Touring Clube do Brasil teve seu auge nas décadas de 1960 e 70.
Com uma rede de postos de combustíveis e serviços espalhados por todo o Brasil (220 cidades!), hotéis próprios e credenciados, rede de oficinas conveniadas e até campings, oferecia serviços exclusivos para seus milhares e milhares de sócios.
· Guincho, com assistência 24 horas · Pequenos serviços mecânicos · Venda de peças e acessórios · Borracheiro e chaveiro - fixo ou móvel · Excursões e cruzeiros marítimos · Autoescola · Carteira Internacional de Habilitação · Atendimento jurídico · Serviços de despachante
O Touring Club do Brasil foi o primeiro órgão a emitir carteira nacional de habilitação, na década de 1930, com a criação da “Caderneta de Tráfego Interestadual”. Na mesma época ajudou na implantação das primeiras leis de trânsito em nosso país.
A partir dos anos 1950, também ficaram famosas suas placas de sinalização turística ao longo das principais estradas brasileiras e seus guias rodoviários.
Turistas e viajantes tinham descontos especiais em sua rede credenciada de hotéis.
Para ter direito a todos esses benefícios, pagava-se uma anuidade, cujo valor dependia da categoria do associado. Sua viaturas amarelas — incluindo caminhões-guincho e carros de manutenção — eram famosas.
Ter afixado no carro o brasão oval em metal onde se lia “Touring Club do Brasil – BR – Brésil” era um sinal de status. Tanto que até hoje é possível encontrar a venda na internet e nos encontros de carros antigos reproduções desses brasões.
Mas as coisas mudaram e a maioria serviços prestados pelo outrora glorioso Touring Club do Brasil passaram a ser oferecidos também por seguradoras e bancos. Internet e telefonia celular também contribuíram para o seu declínio.
Pesquisando sobre o assunto, encontramos apenas um site com layout de uns 20 anos e cheio de links quebrados e um perfil no Facebook sem atualizações desde 2018 e que parece ser iniciativa de algum fã.
Há ainda várias reclamações bem recentes de usuários sobre anuidades e falta de assistência, publicadas no serviço ao consumidor Reclame Aqui, todas elas não respondidas pelo Touring.
Então, a pergunta permanece!
Redação e edição: Fernando Barenco - Maxicar Fotos: Propagandas e arquivos de época