Os vidros bi-partidos entraram em voga em meados dos anos 1930, época em os automóveis perderam aquele ar de “calhambeque”. Alguns tinham vidros divididos em três, caso desse Cadillac de 1938
E foram usados também nos parabrisas, que tinham as duas partes separadas por um friso. Solução encontrada para moldar o vidro à carroceria, por uma limitação técnica da época: só havia vidros planos
Com o avanço na tecnologia, os carros passaram a adotar vidros curvos. Assim, as Split Windows foram caindo em desuso. Afinal, uma larga coluna separando os vidros traseiros atrapalhava bastante a visibilidade
A partir dos anos 1950, os vidros bi-partidos passaram a ser meros e raros exercícios de design mesmo — caso desses três carros-conceito da Alfa Romeo. Conheça alguns “Split Windows” mundo a fora.
A Buick lançou sua vigia traseira bi-partida em 1936 e a manteve até 1946. Oldsmobile e Pontiac foram outras marcas da General Motors a adotar esse design na época.
Ele foi um pioneiro por adotar conceitos de aerodinâmica, algo pouco difundido na época. Foi também um dos primeiros Split Window fabricados em grande escala
Essa luxuosa linha de modelos do Grupo Ford teve vida breve. Foi fabricada de 1936 a 1942, mantendo a vigia traseira bi-partida até 1940
A Ford manteve sua linha com vidros traseiros divididos entre 1936 e 1940. Os coupês dessa fase estão entre os modelos preferidos entre os fãs de hot rods
Lançado em 1948, o 600 Tatraplan foi um modelo aerodinâmico fabricado na antiga Tchecoslovaquia. Entre suas características estava o motor boxer traseiro de 4 cilindros refrigerado a ar (configuração idêntica a dos VWs)
Esse é sem dúvida o mais conhecido Split Window aqui no Brasil, embora tenha sido fabricado na Alemanha. Os primeiros Fuscas importados foram os Split Windows, em 1950. Ele manteve esse modelo de vigia traseira até 1953
Esse esportivo americano só foi fabricado com Split Windows neste ano. É que o estilo foi muito criticado pela falta de visibilidade. Hoje é uma das mais valorizadas versões do Corvette
Um dos maiores sucessos da sueca Volvo em todos os tempos, o PV444 (e sua variante 544) manteve vidros traseiros bi-partidos em seus primeiros anos de produção. Foi fabricado de 1945 a 1966
Versão de competição do 508. Foram fabricados apenas 11 exemplares. Um deles, que participou da Mille Miglia de 1936 foi vendido em 2018 por € 381 mil
Esse modelo compacto da marca italiana lançado em 1937 tinha ótimo desempenho, graças a seus cerca de 800 quilos e a suspensão traseira independente, uma novidade na época. Foi fabricado até 1949
O Mangusta foi o segundo carro da De Tomaso e fabricado de 1967 a 1971. Suas Split Windows têm conceito diferente, compondo as portas em asa de gaivota que cobrem o motor e o compartimento de bagagem