As versões que nunca tivemos no Brasil

GALAXIE

Lançado no dia 02 de abril de 1967, o Ford Galaxie (e seus derivados) é o automóvel mais luxuoso do país em sua época, sendo chamado pelos entusiastas de “O top de linha brasileiro”

Versão nacional de um automóvel norte-americano, sua única configuração aqui foi a sedan de 4 portas

Fabricado até 1982, teve quatro variações, que comumente chamamos de “Família Galaxie”: • Galaxie 500 – lançamento • Galaxie – versão standard • LTD – aprimorada • LTD Landau – ainda mais luxuosa • Landau – top de linha a partir de 1976

Nos Estados Unidos, o Ford Galaxie teve diversos estilos de carrocerias.  Vamos conhecer?

O nome Galaxie apareceu pela primeira vez em 1959. Era uma nova versão do Ford Fairlane 500 e tinha como principal característica o desenho do teto igual ao do esportivo Thunderbird

Nesse ano já estava disponível em versões conversíveis. A Sunliner (convencional) e a Skyliner (com teto rígido retrátil).

Havia também duas versões sem coluna B: a Club Victoria (2 portas) e a Town Victoria (4 portas)

As versões com coluna eram a Club Sedan e a Town Sedan. Nessa fase o design nada tinha a ver com o 'nosso' Ford Galaxie

Em 1960 o Galaxie já havia se tornado um modelo separado, ficando acima do Fairlane 500 na linha Ford. O conversível passou a ser um modelo à parte: o Sunliner, sem a nomenclatura Galaxie

Em 1962 pela primeira vez a Linha Galaxie incluiu Station Wagons, com a Country Square e a Country Sedan

Também em 1962, o Sunliner passou a integrar a Linha Galaxie e surgia o 500 LX, uma versão mais esportiva, com bancos separados

Em 1963 o Galaxie 500 XL ganha uma versão Conversível

Já em 1965 a Linha Galaxie americana fica bem semelhante ao carro lançado no Brasil em 1967. Surge o LTD que passou a ser o top de linha

Frente já mais “bicuda” que o Galaxie brasileiro no americano de 1967. Na foto, um Coupê Hardtop

Espetacular Galaxie 500 Fastback 1968

Em 1970 a variedade de modelos e versões baseadas no Galaxie (full size) era imensa.  Embora alguns não levassem mais a nomenclatura Galaxie

No ano seguinte o Galaxie havia perdido duas posições na hierarquia de modelos Ford e estava disponível em apenas três versões

A nomenclatura “Galaxie” seria usada pela última vez nos Estados Unidos em 1974

No ano seguinte nascia o Ford LTD Landau que nada tem a ver com a versão brasileira. Ele passa a ser o top de linha

No Brasil o Ford Galaxie teve três motores V8: 272, 292 e 302. Mas no EUA a variedade foi bem maior, partindo de um 223 6 cilindros, passando por 289, 302, 352, 390, 406, 427, 428 até o poderoso 460 de 7.5 litros

Variedade também de motores

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