Fruto da joint venture Autolatina, o VW Logus foi lançado em 1993 e dividiu a plataforma com o Ford Escort
Frente em forma de cunha, formas aerodinâmicas e a traseira estilo hiqh-deck, com grandes lanternas envolventes. O Logus estreava em fevereiro de 1993.
Mas para conhecer as origens do Logus é preciso voltar a 1º de julho de 1987, data da oficialização da Autolatina. A união entre Volkswagen e Ford tinha a missão de compartilhar tecnologias e reduzir custos em um momento de crise do mercado sul-americano.
Os primeiros carros da joint venture surgiram na década seguinte, e em 1993 foi a vez do Logus, baseado na plataforma do Ford Escort. Foi um dos últimos modelos da Autolatina, desfeita em 1º de janeiro de 1996.
O Logus conquistou fãs com bom espaço interno: seu entre-eixos de 2,52 metros garantia folga para os passageiros de trás, enquanto o porta-malas de 416 litros acomodava as bagagens de uma família média. Já os 4,28 m de comprimento lhe garantiam o devido status de carro médio.
Estava disponível nas configurações CL 1.6, CL 1.8, GL 1.8 e GLS 1.8. No topo da gama, tinha equipamentos como alarme acionado na fechadura, vidros elétricos “one touch”, toca-fitas com equalizador e ar-condicionado digital.
À época, o Logus impressionou a imprensa especializada pela ótima posição ao volante e pela ergonomia acertada, com painel de instrumentos completo e controles bem posicionados.
No quesito mecânico, o Logus guardava sob o capô motores 1.6 de origem Ford e 1.8 AP, este com 86 cv e 14,5 kgfm de torque. O câmbio manual de cinco marchas se destacava pelos engates acionados por cabos, solução que garantia mais precisão.
Para a linha 1994 chegava a versão GLS 2.0, de 113 cv e com CD Player como opcional. No mesmo ano estreava ainda a série especial Wolfsburg Edition, diferenciada pelo apelo mais esportivo e cores exclusivas – uma homenagem à sede da Volkswagen na Alemanha.
Após 125.332 unidades fabricadas, a produção do VW Logus se encerrou em dezembro de 1996.
Esse exemplar ‘Azul Riviera’ 1995 pertence ao acervo da Garagem II da Volkswagen, na fábrica da Anchieta, em São Bernardo do Campo - SP. É da versão intermediária GL e rodou apenas 3 mil km, pois era um exemplar de testes do Depto. de Engenharia da VW.
Seu motor é o 1.8 AP. Possui pacote de opcionais que inclui iluminação interna temporizada, travamento elétrico das portas, vidros elétricos e rodas de liga-leve
Texto: Assuntos Corporativos e Relações com a Imprensa da Volkswagen Brasil Fotos: Divulgação Edição: Maxicar.com.br